Bremen Education: Round Table sem resultados - e agora?

Der Runde Tisch zur Bremer Bildung endete ergebnislos, die Probleme bleiben ungelöst. Kritiker fordern dringend Maßnahmen.
A mesa redonda para a formação de Bremen terminou sem sucesso, os problemas permanecem sem solução. Os críticos exigem urgentemente medidas. (Symbolbild/MB)

Bremen Education: Round Table sem resultados - e agora?

Bremen, Deutschland - No debate educacional de Bremen, pouco parece se mudar, porque a primeira mesa para a educação, que ocorreu na quarta -feira, não trouxe resultados concretos. Na sessão, que ocorreu na construção de cidadania por mais de três horas, ficou claro que ainda há uma falta de soluções para lidar com os problemas prementes no sistema educacional. Senador educacional sascha aulepp (SPD) descreveu as conversas como "redonda", mas os participantes não podem fazer os participantes.

A mesa redonda, convocada sobre a pressão de 14 associações educacionais, visa desenvolver um plano de emergência para lidar com o crescente número de alunos. Mas, apesar das discussões positivas, nas quais os representantes dos alunos também estavam presentes, não houve resultados tangíveis. Matthias Fonger, managing director of the Chamber of Commerce, confirmed the factual atmosphere, but there were critical voices of opposition representatives, such as fyn Voigt (FDP)

Problemas no sistema educacional Bremen

Os desafios são consideráveis. Bremen tem um histórico triste no setor educacional: de acordo com o monitor educacional de 2024 em 2024, o estado ocupa o último lugar nas categorias de pobreza educacional, qualidade e integração da escola. O ensino médio deixando cotas de 9,2 % e o fato de 24,9 % dos que abandonaram as escolas estrangeiras não concluem que a situação é urgência. Além disso, o acesso a todas as ofertas de dias no país permanece por trás das expectativas; Apenas 38,6 % das crianças de 3 a 6 anos recebem essa forma de atendimento.

A situação financeira tensa significa que os problemas no sistema educacional não são novos. O senador Aulepp explicou que os investimentos em educação não podem ser financiados apenas do orçamento educacional; São necessários apoio do governo federal e dos investidores privados. Um plano de cinco anos para construção e reforma escolar deve ter esclarecido a distribuição dos recursos financeiros limitados, mas isso não se concretizou. Os críticos alertam que, sem a aprovação parlamentar, e as resoluções financeiras necessárias nada mais são do que belas declarações de intenção.

O caminho a seguir?

A reunião levou ao estabelecimento de três grupos de trabalho, com foco na construção da escola, pessoal e desenvolvimento de qualidade em sala de aula. No entanto, a questão permanece aberta quando e se medidas específicas são implementadas. Na próxima reunião em março, há o desafio de apresentar resultados tangíveis. Enquanto isso, o GEW ameaça com sua retirada da mesa redonda, se não trazer etapas e cronogramas claros para a mesa.

Se você olhar para os pontos fortes do sistema educacional, existem pelo menos aspectos positivos, como o segundo melhor desempenho no campo da digitalização. Bremen também tem muito a oferecer na área universitária, graças a uma alta densidade de acadêmicos, mas a comparação com outros estados federais permanece insatisfatória. Enquanto Bremen ocupa o último lugar entre os outros estados federais nas áreas de integração e qualidade escolares, como Baviera ou Hamburgo, fica claro que investimentos e reformas são necessários para aumentar a educação em Bremen a um nível competitivo. Portanto, a política educacional continuará sendo um ferro quente na política de Bremen.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen