Revolução no mar: Primeira plataforma flutuante para produção de hidrogênio testada!

Erfahren Sie, wie ein innovatives Offshore-Projekt ab Juli 2025 Wasserstoff aus Windkraft erzeugt und synthetische Kraftstoffe produziert.
Descubra como um projeto inovador offshore gera hidrogênio a partir de energia eólica a partir de julho de 2025 e produz combustíveis sintéticos. (Symbolbild/MB)

Revolução no mar: Primeira plataforma flutuante para produção de hidrogênio testada!

Bremerhaven, Deutschland - O futuro da produção de energia na água assume formas de concreto: em 8 de julho de 2025, a primeira plataforma de teste flutuante do mundo foi aberta cerimoniosamente para a produção de combustíveis sintéticos. Esta iniciativa inovadora faz parte do projeto H2MARE, que é coordenado pelo karlsruags Institute of Technology/thorthorke-wind. Destinado a mostrar como a energia eólica pode ser usada com eficiência diretamente no mar

A idéia por trás deste projeto ambicioso é usar a energia eólica diretamente para produzir hidrogênio e outros produtos de potência para X. Enquanto as turbinas eólicas convencionais oferecem até 3,5 megawatts, os sistemas offshore chegam até cinco megawatts, o que torna o uso desses recursos particularmente atraente. As turbinas eólicas offshore não apenas entregam mais, mas também mais eletricidade. All of this electricity is used on a special platform, where the first tests for hydrogen production have already started on land and are to be continued on the open sea near Helgoland from August 2025, such as Logistik today reported.

tecnologias inovadoras em uso

A plataforma usa um sistema inteligente: é fornecido com água, CO₂ e nitrogênio, todos obtidos diretamente no local. Uma das tecnologias mais inovadoras é a eletrólise da água do mar , que não requer um processo de dessalinização - se funcionar com sucesso. Isso poderia reduzir enormemente os custos de produção, o que tornaria todo o método mais competitivo. O coordenador do projeto Roland Dittmeyer explica que você precisa de um cabo marítimo elaborado por gigawatt, cujos custos podem facilmente subir para cerca de quatro bilhões de euros. Uma parte significativa desses custos pode ser evitada com a nova plataforma, pois a energia é usada diretamente no local.

O sistema não se destina apenas a gerar hidrogênio, mas também tem o potencial de produzir combustíveis sintéticos como amônia, metanol ou mesmo metano líquido. Um sistema de captura de ar direto já está instalado na plataforma flutuante, que ganha co₂ do ar ambiente e está sujeita a eletrólise de alta temperatura para criar a síntese de síntese contendo hidrogênio-a-chave para usar as vantagens da energia eficiente eficiente. o projeto h2mare foca na produção de combustíveis sustentáveis, como os produtos da Fischer-Tropsch e, assim

Na fase de teste para uso comercial

A fase de teste da plataforma em Bremerhaven é cuidada regularmente por seis pessoas que garantem a operação de turno suave. A plataforma é levada ao porto a cada duas semanas para preencher suprimentos e descartar as águas residuais. É um momento emocionante, não apenas para os cientistas, mas também para a indústria, que está se preparando para desenvolver e operar as primeiras plataformas comerciais nos próximos cinco anos, com base nos resultados desses testes. As preocupações com o financiamento podem ser prejudicadas pelo financiamento oportuno em nível europeu, uma vez que o setor precisa dominar inicialmente os custos e riscos.

O progresso na produção offshore de hidrogênio pode ser a chave para um futuro mais sustentável. Com o potencial crescente de turbinas eólicas offshore, o mercado de abordagens tão inovadoras provavelmente aumentará apenas nos próximos anos. Pesquisadores e representantes industriais estão otimistas sobre o futuro e esperam que o conhecimento adquirido no projeto H2MARE possa ser o sinal inicial para uma nova era de produção de energia.

Details
OrtBremerhaven, Deutschland
Quellen