Heróis voluntários: 25 anos de compromisso com o Museu Overbeck

Heróis voluntários: 25 anos de compromisso com o Museu Overbeck
Em torno do Museu Overbeck, em Bremen-Vegesack, um toque de história e paixão, apoiado por voluntários que moldam o museu há mais de 20 anos. Martin Hausmann, que agora tem 88 anos, apoia o museu há quase 25 anos. Crescendo na vila artista de Worpswede, ele tem uma profunda conexão com a arte e gosta de se lembrar de como ele roubou maçãs no jardim do pintor Fritz Mackensen com seus amigos, que tentaram expulsá -los com um rifle de ar, mas nunca marcou. Seu pai, Manfred Hausmann, era escritor e poeta, um verdadeiro amante da arte que colecionou obras de artistas de Worpsweder. louster-kurier reporta-se Os visitantes e estão de olho no cumprimento das condições da exposição.Este ano, o Museu Overbeck, fundado por Gertrud Overbeck em 1988, celebra 35 anos de sua existência. O museu não apenas mostra que as obras do casal pintor Fritz e Hermine Overbeck, mas também uma seleção de pinturas paisagísticas, paradas de vida e desenhos de plantas. Museum Digital Bremen ressalta que As exposições mudam trimestralmente e apresentam uma ampla gama de obras artísticas, de pinturas a óleo e aquarcoloras a etiquetas e desenhos. Outras ofertas do museu incluem passeios, palestras curtas e programas educacionais do museu que pretendem aproximar os visitantes mais jovens da arte.
O compromisso voluntário
Bärbel Fuhrmann, que veio ao Museu Overbeck em 2002 através de um estágio, conta sua longa jornada no museu. O começo deles foi moldado por um treinamento adicional depois que ela não podia mais trabalhar como gerente de serviços públicos devido a uma doença. No museu, ela assumiu tarefas na caixa registradora e trabalhou na lista da tela de Fritz Overbeck. ) e em particular uma exposição especial na memória, com quem teve que ser reinstalado as pinturas. Após uma pequena pausa, ela voltou ao museu como uma supervisão voluntária em 2023 e a descreve como sua "segunda sala de estar".
Martin Hausmann enfatiza que o museu passou por uma fase de profissionalização desde 2007, mas a idéia básica das exposições permanece inalterada. Com a fusão do museu com o Escritório Cultural Bremen-Nord, o Museu Overbeck não apenas recebeu funcionários mais permanentes, mas também abriu a oportunidade de abrir novos caminhos por meio de ofertas digitais. Fuhrmann e Hausmann concordam que a digitalização também tem alterações que não podem ser negligenciadas.
Uma olhada na pintura de paisagem
A gama de arte no Museu Overbeck reflete a inspiração da natureza. bv-pfalz aborda a relação entre o homem e a natureza na pintura da paisagem no século XIX. Trabalhos como a pintura "The Hechtsee perto de Oberaudorf", de Karl Millner, mostram impressionantemente como a arte da paisagem molda nossa compreensão da conexão com a natureza. Essa perspectiva também pode ser sentida no Museu Overbeck, onde a atmosfera da natureza faz de cada visita uma experiência especial.
Os voluntários fazem uma contribuição inestimável, não apenas para o processo suave no museu, mas também para a animada história cultural de Bremen-Vegesack. Martin e Ingrid Hausmann e Bärbel Fuhrmann mostram que o compromisso e a paixão fizeram de mãos dadas e fizeram do Museu Overbeck um lugar que significa um pedaço de pátria para os visitantes e ajuda.
Details | |
---|---|
Ort | Bremen-Vegesack, Deutschland |
Quellen |