Crise na fábrica de siderúrgicas: ArcelorMittal Bremen luta, apesar da produtividade!

Bremen: ArcelorMittal kämpft mit Verlusten trotz Produktivität. Wirtschaftskrise und Importe bedrohen Stahlindustrie.
Bremen: ArcelorMittal lutas com perdas, apesar da produtividade. A crise econômica e as importações ameaçam a indústria siderúrgica. (Symbolbild/MB)

Crise na fábrica de siderúrgicas: ArcelorMittal Bremen luta, apesar da produtividade!

Bremen, Deutschland - Em Bremen, há uma situação tensa no Stahlwerk de ArcelorMittal. Apesar de uma localização produtiva e um mix de produtos atraente, o trabalho escreve números vermelhos há dois anos. As perdas são atribuídas à estagnação econômica em andamento na Alemanha e uma demanda fraca, conforme relatado pela [severa] (https://www.stern.de/gesellschaft/regional/niedersachsen-bremen/stahlwerk-in-kris-kelormittal-bremen-trotz-prodaet-mit-bahn-fahlen-fahlen-fahlen-fahlen-fahlt-fahlt-fahlt-fahlt-fahlt-s- figures. Economic Senator Kristina Vogt, no entanto, descreveu o ArcelorMittal Bremen como "altamente lucrativo", o que levanta alguns pontos de interrogação

Um fator central que sobrecarrega a situação da fábrica de siderúrgicas é a crescente importações de aço barato de países não europeus. Esse desenvolvimento exacerba as condições competitivas para a instalação de produção da Bremen, que está na competição por clientes e preços. Além disso, existem altos e difíceis de prever os preços da energia que coerem ainda mais as estruturas de custos. A falta de proteção comercial eficaz não facilita a situação e causa a agitação entre os funcionários.

protestos e incerteza entre os funcionários

As preocupações são tangíveis: mais de 1.000 funcionários protestaram recentemente em frente à siderúrgica. A incerteza sobre o futuro econômico do trabalho deixou rostos instáveis. Ute Buggeln, da IG Metall, não vê a situação atual como uma ameaça direta aos empregos, mas alerta sobre os perigos de longo prazo. A suspensão da construção de um fogão da camada elétrica poderia realmente colocar em risco a existência do trabalho e os empregos não devem mudar a situação.

Bugges apela urgentemente à política e às empresas para assumir a responsabilidade pela transformação da indústria siderúrgica. Em vista dos planos de mudar para a produção amigável com o hidrogênio "verde" e a ausência de mais de um bilhão de euros no financiamento do governo, a incerteza é grande. A decisão de suspender esses planos por enquanto já causou descontentamento na força de trabalho, de acordo com o Buten Un Interior.

Uma olhada na indústria siderúrgica

A situação não é apenas tensa em Bremen. O economista Rudolf Hickel, que está sentado no grupo Salzgitter no Conselho de Supervisão, enfatiza que nenhuma fábrica de siderúrgica está atualmente escrevendo preto. Em vez disso, a situação atual é o resultado de uma "crise múltipla": a demanda por aço na Alemanha e na Europa diminuiu significativamente nos últimos anos, especialmente devido a problemas na indústria automobilística e uma restrição na indústria da construção. Os desafios do aço barato subsidiado da Ásia também não devem ser negligenciados.

Figuras atuais sobre a produção de aço bruto na Alemanha Speak: Em maio de 2025, houve um declínio de 6,4% em comparação com o ano anterior. A produção foi de cerca de 3 milhões de toneladas. Durante todo o ano de 2024, a produção permaneceu menos de 40 milhões de toneladas e mostra que a indústria está no nível da recessão. A situação também é preocupante e os desafios também estão preocupados.

Fazit: Os trabalhadores do aço em Bremen estão enfrentando tempos incertos, e é claro que tanto a política quanto a indústria precisam trabalhar de mãos dadas para garantir o futuro do trabalho e, portanto, também o dos mais de 3.000 funcionários. As conversas sobre melhores condições de estrutura para a produção sustentável de aço na Europa serão cruciais para neutralizar a tendência descendente.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen