Protestos maciços em Bremen: o IG Metall levanta o alarme depois de interromper a produção de aço verde!

Protestos maciços em Bremen: o IG Metall levanta o alarme depois de interromper a produção de aço verde!
Bremen, Deutschland - Está borbulhando em Bremen! Hoje, às 11h30, o IG Metall, juntamente com o Conselho de Obras do Bremen Stahlwerk em ArcelorMittal, pediu uma manifestação em frente ao prédio da administração. O objetivo é protestar contra a decisão da empresa de parar de mudar para a produção de aço ecológica. Isso tem consequências de alcance de longe, não apenas para a economia local, mas também para os objetivos climáticos na Alemanha.
O que está por trás dessa decisão? A ArcelorMittal anunciou que a transformação do carvão em hidrogênio a partir de energias renováveis em Bremen e Eisenhüttenstadt não pode ser continuada. Essa mudança é uma medida central na luta contra a alta emissão de CO2 da indústria siderúrgica, um dos maiores emissores da Alemanha. O IG Metall critica a etapa como "irresponsável" e "estrategicamente curta". Eles temem que o futuro do trabalho de Bremen seja seriamente ameaçado, já que a ArcelorMittal nem deseja usar o financiamento estatal fornecido no valor de 1,3 bilhão de euros destinados a essa transformação.
As consequências da decisão
O prefeito Andreas Bovenschulte (SPD) aparecerá como orador convidado no comício e enfatiza a importância da indústria siderúrgica para a economia em Bremen e em outras regiões da Alemanha. O Senado de Bremen está decepcionado e irritado depois de fornecer 250 milhões de euros para a conversão da siderúrgica. A configuração planejada de um sistema de redução direta, que deve trabalhar inicialmente com gás natural e, posteriormente, com hidrogênio verde, também se torna obsoleto com essa parada.No passado, houve tentativas de chegar à fabricação de bioetanol a partir de gases de escape através de projetos inovadores. Banco Europeu de Investimento 2020 concedeu um empréstimo de 75 milhões de euros ao ArcelorMittal na Bélgica para desenvolver novas instalações para a produção de etanol "verde" ". O etanol pode ser usado como combustível ou em processos químicos e tem como objetivo ajudar a reduzir a produção de emissões de CO2.
A reação dos representantes dos funcionários
Os representantes dos funcionários estão indignados com a retirada dos planos de conversão. Na corrida -up para as reuniões planejadas da empresa, agora você é forçado a pedir uma manifestação para chamar a atenção para a importância da produção de aço para a região. O IG Metall teme que a parada da produção de aço ambientalmente amigável não apenas prenda os empregos em risco, mas também sofra a credibilidade da empresa.
Com esta decisão de ArcelorMittal, fica claro que os desafios da indústria siderúrgica no mercado e na economia são uma situação muito difícil. O governo federal decidiu no ano passado apoiar um apoio de bilhões de dólares para apoiar a indústria na transformação e reduzir as emissões. É ainda mais surpreendente que o ArcelorMittal tome uma decisão de longo alcance e não use esse auxílio financeiro, como o O próximo comício aumentará a conscientização pública dessa situação crítica na indústria siderúrgica e mostrará a importância de uma solução sustentável para o futuro.
Details | |
---|---|
Ort | Bremen, Deutschland |
Quellen |