Emergência! O retorno dos resíduos nucleares do Asse começa no início de 2033

Betreiber der Schachtanlage Asse beantragen Rückholung von Atommüll. Dringlichkeit wegen Wasserzuflüssen betont, Rückholung frühestens 2033.
Operador do sistema de xadrez Aplique asse. A urgência enfatizada devido a entradas de água, retirada no início de 2033. (Symbolbild/MB)

Emergência! O retorno dos resíduos nucleares do Asse começa no início de 2033

Asse, Wolfenbüttel, Niedersachsen, Deutschland - A discussão sobre o armazém de resíduos nucleares ASSE está recebendo uma nova jornada: os operadores do sistema de eixos enviaram um pedido de aprovação para retirar o desperdício nuclear no Ministério do Meio Ambiente em Hanover. É tudo sobre a construção de um eixo de retorno e a conexão com uma minha devolução. Como os relatórios da Sociedade Federal de Armazenamento Final (BGE), os preparativos para o retorno já foram iniciados, mas o aplicativo ainda não está completo. A descrição do projeto deve ser adicionada nos próximos anos, o que ilustra a urgência da situação.

No ACES, cerca de 126.000 barris com resíduos fracos e médios radioativos desde as décadas de 1960 e 1970. Esse sistema de eixo tem sido considerado instável há algum tempo, de modo que o retorno legalmente regulamentado dos barris é uma medida importante. O ministro do Meio Ambiente, Christian Meyer, enfatiza que, contra os antecedentes das entradas de água alteradas, é urgentemente necessário um retorno rápido. No ano passado, os especialistas relataram infiltração que geram novas vias navegáveis ​​preocupantes.

Os ases estão realmente em perigo?

Antes do Pentecostes, uma manchete causou emoção: "O armazém de resíduos nucleares enferados Asse ameaça ir". Christian Kühn, presidente da Autoridade de Supervisão Base, pede uma ação rápida para resgatar os resíduos. As informações atuais mostram que o fluxo de água diminuiu consideravelmente de 12,5 m³ de Protage para atualmente apenas 2-3 m³. Esse declínio alerta o BGE, que teve que gravar 9 m³ de água salgada ausente. Enquanto os especialistas avaliam o risco de roubo catastrófico como baixo, ele ainda é avisado de movimentos na mina, que cobriam apenas 7 m no flanco sul em quase 60 anos.

Estudos geofísicos sobre o movimento da água a 658 m de profundidade e mais profundos correm a toda velocidade. Acontece também que cerca de 4 m³ de 725 m de profundidade aparecem novamente todos os dias. Aqui, no entanto, um obstáculo legal deve ser superado: o BGE se comprometeu a não bombear água de uma profundidade de mais de 700 m. Em vista desses desafios, há considerações para um pedido de medição gratuita da água para enviá -la a uma empresa de descarte.

Medidas e Outlook

Os planos de devolver os resíduos, que devem começar em 2033 o mais cedo possível, fornecem resgate e condicionamento totalmente automatizados dos barris. Enquanto o processo de aprovação para o eixo de retorno continua a funcionar, o BGE também está trabalhando no planejamento de emergência para a emergência de um intervalo de intervalo ou completo dos ases. As primeiras análises mostram diferentes frete de sal da água a 725 m de profundidade, o que pode resultar em mais exames.

O BGE planeja medidas especiais para estabilizar a mina, se necessário. A porta -voz da BGE enfatiza que os planos já estão bem avançados, mas supõe -se que eles não sejam necessários. O tópico do armazenamento de resíduos nucleares Asse permanecerá, portanto, na agenda política e também fornecerá discussões quentes nos próximos anos.

Details
OrtAsse, Wolfenbüttel, Niedersachsen, Deutschland
Quellen