Hamburgo constrói a maior bomba de calor de águas residuais para 39.000 famílias!

Hamburgo constrói a maior bomba de calor de águas residuais para 39.000 famílias!
Energiepark Hafen, Hamburg, Deutschland - O que está acontecendo em Hamburgo? Grandes planos para proteção climática! A cidade constrói a maior bomba de calor de águas residuais da Alemanha em sua estação de tratamento de esgoto, com um desempenho impressionante de 60 megawatts. A partir de 2026, esse sistema inovador é fornecer até 39.000 famílias com aquecimento distrital amigável e climático e, assim, dar um passo importante em direção ao fornecimento de energia sustentável. Este projeto faz parte de um plano mais abrangente que prevê a saída do carvão até 2030, o mais recente e deseja operar as empresas da cidade até 2040. O financiamento da Hamburg Energy Works equivale a cerca de 60 milhões de euros - há muito dinheiro na mesa! Stadt-werk.de relata que a tecnologia da bomba de calor desempenha um papel fundamental, porque está instalado na corrente de expiração, onde o esgoto limpo é de menos de 12 degros.
Mas o que exatamente acontece nesta bomba de calor? Quatro mantas turbo elevam a temperatura das águas residuais a um orgulhoso 95 graus Celsius antes que o calor seja levado ao sistema vizinho de turbinas a gás e a vapor no porto do Parque de Energia. Lá, a água quente é armazenada e preparada para as redes de aquecimento, se necessário. Muitas águas residuais fluem através do sistema por segundo, o que corresponde a cerca de 16 banheiras. Um desempenho notável que a cidade apresentará quando se trata de recuperação de calor e, portanto, também contribui para melhorar o equilíbrio da CO₂. [hamburgo.de] (https://www.hamburg.de/politik-und-verwaltung/bukea/aktuelles/Pressemeldungen/neue-60-megawatt-grosswaermePumpe-gest-design-design-an--Ant-an--Ant-an--Ant--Ant-an--Ant-an--ant-an--ant-an--ant-an-anmwasser informs you as owner for the Construção e operação do sistema
Um olhar além dos limites da cidade
A tecnologia de recuperação de calor das águas residuais não é nova, mas até agora tem sido uma raridade na Alemanha. Como Enercity.de explica, o aumento dos preços de CO₂ tornou os combustíveis fósseis mais caros, o que torna a tecnologia da bomba de calor mais e mais interessante. Em outras cidades, como Estocolmo, onde o calor das águas residuais é usado no "Estocolmo Royal Seaport", ou em Viena, onde desde dezembro de 2023 mais de 50.000 famílias foram fornecidas com aquecimento distrital por uma bomba de calor por atacado na estação de tratamento de esgoto fervendo, você pode ver que essa tendência se move mais para outras regiões. Uma bomba de calor de águas residuais também é usada em Hanover para substituir uma usina de energia de carvão. Isso mostra que o uso do calor existente não é apenas ecologicamente sensível, mas também contribui para a descarbonização das redes de aquecimento local e distrital.
Esses desenvolvimentos são um forte sinal de que muitas cidades estão cada vez mais enfrentando o desafio da transição energética. Hamburgo continua com um bom exemplo aqui e mostra que as águas residuais não apenas têm desperdício, mas também uma fonte de calor sensata. Então, vamos manter os olhos abertos e seguir o progresso - ele permanece emocionante!
Details | |
---|---|
Ort | Energiepark Hafen, Hamburg, Deutschland |
Quellen |