Bremen inicia o Projeto Schwamstadt: Proteção contra ondas de calor e inundações!

Der Schwachhauser Beirat fordert Unterstützung für das Schwammstadt-Konzept zur Anpassung an klimatische Herausforderungen.
O conselho consultivo de Schwachhaus pede apoio ao conceito de esponja da cidade para se adaptar aos desafios climáticos. (Symbolbild/MB)

Bremen inicia o Projeto Schwamstadt: Proteção contra ondas de calor e inundações!

Schwachhausen, Bremen, Deutschland - Em Bremen, o Conselho Consultivo de Schwachhaus solicitou ao departamento ambiental apoio ao conceito da cidade de esponja. A razão para isso é o aumento das ondas de calor e as investigações dos cidadãos que sublinham a relevância do tópico. O objetivo é selar as áreas privadas para pegar o excesso de água da chuva e contribuir para o resfriamento da cidade a longo prazo. De acordo com o

O princípio da Sponge City fornece, entre outras coisas, a remoção de áreas, telhado e verding de fachada, bem como sistemas para armazenamento de água da chuva. Atualmente, a Bremen está planejando um cronograma para implementar essas medidas, que devem ser concluídas até o final de 2026. O senador ambiental é solicitado a desenvolver estratégias adequadas para distorção em espaços públicos e incentivar a administração a nomear áreas para distorção a cada ano. Além dos meios financeiros, o trabalho de relações públicas deve ser expandido para familiarizar ainda mais as vantagens da remoção.

financiamento para medidas privadas

Por iniciativa do Conselho Consultivo, também foram discutidas oportunidades de financiamento para medidas privadas. Diferentes níveis de financiamento são considerados: o compartilhamento de custos está entre 25 e 50 %, mas um máximo de 6000 euros. Até 30 % dos custos são possíveis para vedações espaciais de 20 metros quadrados, com um limite superior de 5000 euros. Se você estiver interessado nesses financiamentos, poderá descobrir mais sobre a Bremen Ambiental Consulta e enviar aplicativos apropriados.

O conceito Schwamtstadt agora faz parte da estratégia de adaptação alemã às mudanças climáticas (DAS), que oferece uma estrutura política para a adaptação climática. Representa uma abordagem cruzada e é atualizada por relatórios regulares de progresso, como é explicado no site do ambiental bundesamt . As possibilidades de gerenciamento e medidas da água da chuva contra os efeitos climáticos são essenciais. Porque não apenas Bremen, mas também outras cidades da Europa, como Copenhague, dependem de conceitos comparáveis. Lá, a água da chuva não é mais simplesmente levada ao sistema de esgoto, mas armazenada em piscinas especiais ou áreas verdes.

Os exemplos de Copenhague e além

Em Copenhague, uma forte mineração em 2011 levou a danos de mais de 900 milhões de euros, o que fez com que a cidade implementasse o "Plano de quebra de nuvem". Outro olhar para DetailsOrtSchwachhausen, Bremen, DeutschlandQuellen