O ArcelorMittal interrompe a conversão da parede de aço em Bremen: O que é?
O ArcelorMittal interrompe a conversão da planta de aço Bremen em 2025 devido a altos custos de eletricidade, deficiência de hidrogênio e importações de aço barato.

O ArcelorMittal interrompe a conversão da parede de aço em Bremen: O que é?
O Bremen Stahlwerk, da ArcelorMittal, enfrenta um futuro inseguro depois que a empresa interrompeu a reforma. As razões para isso são diversas e refletem os desafios com os quais toda a indústria enfrenta. Realy, the high electricity prices in Germany, the hydrogen supply in question and the flood of cheap steel imports are the three main reasons for the current investment restraint, such as inland reported.
No que diz respeito aos custos de eletricidade, a Alemanha é tudo menos uma pechincha em uma comparação européia. De acordo com o Eurostat, o preço dos grandes consumidores é de 15,09 centavos por kWh - uma usura real quando você olha para os países vizinhos: França e Espanha, por exemplo, têm muito melhor com preços de 10,04 centavos e 10,64 centavos. Essa situação desfavorável é descrita por ArcelorMittal como intolerável, especialmente porque não há preços de eletricidade politicamente regulamentados na Alemanha.
Planejamento dos preços da eletricidade
Além dos altos preços, a falta de planejamento dos custos de eletricidade está na lista de problemas. A composição dos preços da eletricidade, que consiste em compras, impostos, taxas e cobranças de rede, garante incerteza. Um ponto interessante aqui é que as cobranças da rede podem conceder até 50 % dos preços da eletricidade. Para o trabalho de Bremen, há um regulamento sobre o uso da rede atípica, que está sendo discutido atualmente e pode potencialmente trazer alívio.
crise de suprimento de hidrogênio
Outro ponto de crítica afeta o suprimento de água para a mudança planejada para o aço "verde", um processo que usa hidrogênio como agente de redução. O fornecimento a preços competitivos, como enfatiza a ArcelorMittal, está longe de ser certo. A produção anual de aço de 3,5 milhões de toneladas em dois locais foi planejada e 75.000 toneladas de hidrogênio devem ser obtidas para Bremen. No entanto, as esperanças para a produção adequada de hidrogênio parecem nubladas, uma vez que um sistema de eletrólise associado foi suspenso após a parada da conversão. A energia climática assume que a conversão da produção de aço em hidrogênio custará bilhões, pela qual os custos de energia para a produção de aço usando métodos de redução direta são significativamente maiores do que os métodos anteriores do forno.
Confronto com importações de aço barato
A situação também é apertada pelas crescentes importações de aço de baixo custo, especialmente da China. As estatísticas mostram que 27 % do aço consumido na UE é importado, com a parte principal de países como Turquia e Coréia do Sul. Esse aumento nas importações, algumas das quais subsidiado, leva a ArcelorMittal a sustentar a não econômica de suas próprias produções. As medidas de proteção estão sendo planejadas, mas serão implementadas apenas a partir de 2026.
Como a fábrica de siderúrgicas em Bremen continua, permanece incerto. O setor está sob pressão, não apenas por meio de desafios internos, mas também através de condições globais de mercado que dificilmente podem ser melhoradas. Espera -se que a situação seja estabilizada nos próximos anos e que o curso possa ser definido a tempo de um futuro ambientalmente amigável.