Eisenhüttenstadt com medo: Arcelor-Littal para planos de aço verde!

Eisenhüttenstadt com medo: Arcelor-Littal para planos de aço verde!
Eisenhüttenstadt, Deutschland - No moinho de rolamento quente em Eisenhüttenstadt, há uma grande inquietação: o Vale Arcelor-Lit anunciou que pode lidar com a produção de aço com redução de CO2 e neutra em clima em seus locais alemães em Bremen e Eisenhüttenstadt. É o mesmo que um revés violento para a indústria siderúrgica, que já é severamente afetada pelos desafios do mercado. O IG Metall (IGM) expressa críticas fortes e exige que uma cúpula de crise seja destinada ao futuro da indústria. O fundo da decisão drástica da gigante do aço é que a construção de fogões elétricos e sistemas de redução direta não é competitiva nas condições da estrutura atual, como Junge Welt
A troca para processos de produção sustentável foi originalmente parte de um projeto de bilhões de dólares. A ArcelorMittal recebeu financiamento de 1,3 bilhão de euros do governo federal e do estado de Bremen para implementar tecnologias sustentáveis, como o uso de hidrogênio na redução do minério de ferro. Mas agora a empresa está estabelecendo seus planos para "falta de economia e baixa disponibilidade de hidrogênio", que põe em risco o futuro de muitos empregos.
Consequências para os funcionários e o setor
Em Bremen, cerca de 10.000 empregos estão direta ou indiretamente ligados à indústria siderúrgica e seus fornecedores. Isso torna a decisão ainda mais amarga para os funcionários: por dentro. O Senado de Bremen já pediu a Arcelor-Lordtal sobre seus outros planos, enquanto o prefeito e outros políticos chamam o passo atrás como um forte golpe para o local dos negócios de Bremen. O Senado de Bremen também fornece 250 milhões de euros para a conversão das instalações de produção, enquanto outros 600 milhões de euros são planejados pelo governo federal.O METAL do IG critica a decisão como estrategicamente míope e exige que a descarbonização da indústria siderúrgica seja levada ao centro da agenda política. O IGM-Vice Jürgen Kerner gostaria de uma discussão séria sobre a necessidade de produção de aço verde que deveria ser considerado como um projeto do século.
Enquanto o Arcelor-Lordtal faz o backup, parece diferente com outros provedores. O Stahl-Holding SAAR recebeu todas as licenças necessárias para a construção de fogões elétricos no valor de 2,4 bilhões de euros, enquanto Thyssen-Krupp continua a manter seus planos de aço verde e está planejando um sistema de redução direta em Duisburg. The environmental report of Wood Mackenzie also emphasizes the necessary change in the steel industry by decarbonization, whereby the proportion of low-CO2 production in the arc stove is to increase from currently 28% to 50%, which requires investments of $ 130 billion, such as [Environmental dialog] (https://www.umweltdialog.de/de/Umwelt/Klimawandel/2023/stahl Industrie-darbonization-werd-zlieferketten-bis-2050-neu-Definen.php)
Olhe para o futuro
A situação atual também levanta questões sobre as medidas do governo federal. Embora a decisão de Arcelor-Mittal seja percebida como um passo atrás em um momento em que a indústria siderúrgica é pressionada há muito tempo para um curso de modernização, muitos na indústria vêem a necessidade de atingir as metas de redução de CO2 até 2030. "Atualmente, a produção de aço é a maior emissão de CO2 na Alemanha", diz a crítica, que sublinha que há um urgono de necessidade de ação.
O que resta é a incerteza para os funcionários em Eisenhüttenstadt, que, segundo a empresa, podem se recuperar após 2030 o mais cedo possível. O apoio prático por parte da política seria muito importante para promover a transformação necessária na indústria siderúrgica. A Bremen Steelworks já está planejando comícios em frente ao portão de trabalho para expressar seu descontentamento. A indústria está enfrentando um teste, e a vontade para descarbonização agora é mais importante do que nunca.
Details | |
---|---|
Ort | Eisenhüttenstadt, Deutschland |
Quellen |