Futuro do transporte ferroviário: DB Regio e Metronom começarão em Göttingen em 2026!
A partir do verão de 2026, a DB Regio e a Metronom servirão conjuntamente a rede hanseática na Baixa Saxónia para aumentar a fiabilidade e a estabilidade.

Futuro do transporte ferroviário: DB Regio e Metronom começarão em Göttingen em 2026!
Num passo significativo para o transporte de passageiros na Baixa Saxónia, a Deutsche Bahn Regio e a Metronom chegaram a um acordo que garantirá um realinhamento na popular rota ferroviária Hanover-Uelzen-Göttingen a partir do verão de 2026. Alto HNA A partir de agora, os trens de dois andares da DB Regio passarão a circular nesta rota, enquanto a Metronom continuará a ser responsável por partes da rota.
A partir de 14 de junho de 2026, DB Regio e Metronom assumirão oficialmente a operação da rede Hanseática, que liga Hanôver, Hamburgo e Göttingen, entre outros. Os contratos estão previstos para durar até dezembro de 2033, com possível prorrogação até o final de 2035. O objetivo desta divisão é tornar o transporte regional mais estável e confiável, como enfatiza a Empresa Estadual de Transporte Local da Baixa Saxônia (LNVG). Atualmente, não estão previstas grandes alterações no horário, o que promete aos passageiros um certo grau de continuidade.
Mais estabilidade através da divisão
O LNVG assume que a distribuição das operações entre dois operadores como a DB Regio e a Metronom conduzirá a uma maior estabilidade. A Metronom era anteriormente a única operadora e teve que aceitar vários cortes de horários, principalmente por falta de pessoal e tecnologia desatualizada. O operador tinha solicitado que os contratos fossem reapresentados para resolver problemas económicos, bem como NDR relatado.
Como parte do novo acordo, a manutenção dos trens na oficina de Uelzen continuará a ser garantida pela Alstom. Todo o percurso cobre cerca de 8,7 milhões de quilómetros de comboio anualmente, com a parte norte a cobrir cerca de 6,5 milhões e a parte sul cerca de 2,2 milhões de quilómetros. Ao dividir as linhas, o LNVG vê abordagens promissoras para aumentar a fiabilidade das ligações.
Um olhar sobre o futuro do transporte ferroviário
Na Alemanha, o DB Regio, como parte integrante da Deutsche Bahn, forneceu exclusivamente transporte local de passageiros, enquanto outros fornecedores, como Metronom e as empresas S-Bahn, também desempenham um papel no transporte regional. Esta variedade de estruturas de operadores é necessária para atender às diferentes necessidades dos passageiros Wikipédia claro. Esta é a única forma de garantir que um número suficiente de trabalhadores qualificados no transporte ferroviário seja formado e mantido a longo prazo.
Os próximos anos serão cruciais para tornar o transporte regional ferroviário na Baixa Saxónia preparado para o futuro. Embora tanto a DB Regio como a Metronom estejam a adaptar-se aos novos desafios, resta saber como os desenvolvimentos dos próximos meses e a implementação das medidas acordadas irão afectar o tráfego suburbano.