CDU e iniciativa de cidadania: Parem de construir uma nova escola no bairro natal de Waller!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Há resistência ao planejado novo prédio escolar no distrito natal de Waller. A CDU e os Verdes apelam a soluções de compromisso para a educação e os espaços verdes.

Im Waller Heimatviertel regt sich Widerstand gegen den geplanten Schulneubau. CDU und Grüne fordern Kompromisslösungen für Bildung und Grünflächen.
Há resistência ao planejado novo prédio escolar no distrito natal de Waller. A CDU e os Verdes apelam a soluções de compromisso para a educação e os espaços verdes.

CDU e iniciativa de cidadania: Parem de construir uma nova escola no bairro natal de Waller!

Em Bremen, o novo edifício planeado para a escola secundária de Überseestadt está a suscitar discussões acaloradas, especialmente no distrito natal de Waller. Desde a última semana de agosto, moradores e políticos estão chateados com os planos que prevêem um desenvolvimento completo da área verde doméstica. De acordo com a Iniciativa de Cidadania Heimatsgrün Waller Wied Correio Weser apoiou a moção da CDU para interromper imediatamente os planos de construção de escolas e apelou à construção da escola secundária no novo distrito de Kellogg Höfe. A moção da CDU será discutida no parlamento no dia 9 de setembro e, para alcançar a maioria, a CDU precisa dos votos de pelo menos 13 deputados de outros grupos parlamentares.

Os apoiantes desta candidatura chamam ainda a atenção para a petição assinada e apresentada por 1.245 pessoas para preservar o verde da casa central. Se tudo correr conforme o planejado, o investidor Klaus Meier poderá implementar a escola em Kellogg Höfe mais rapidamente do que a autoridade responsável. Mas a coisa toda também coloca o Senado num dilema; Ele não vê nenhuma desvantagem ecológica significativa no novo edifício, que é apoiado por vários departamentos. Mas parece haver aqui uma grande diversidade de opiniões: embora a autoridade educativa considere a localização positiva para a integração social, actores políticos como os Verdes também estão a soar o alarme.

Demanda por compromissos

Porque há considerações entre os Verdes que não estão simplesmente satisfeitos com a atribuição de vagas nas escolas. Embora reconheçam a necessidade urgente de novas vagas escolares, também estão comprometidos com uma solução sustentável que preserve a valiosa área verde local da Berliner Straße. Os seus planos prevêem uma solução em duas partes: o ginásio poderia ser construído no relvado da casa, enquanto a escola poderia ser localizada no terreno vizinho do GAV. Ralph Saxe, o porta-voz da política ambiental, enfatiza repetidamente a importância destes espaços verdes para o clima urbano. Uma proposta que também conta com o apoio do grupo consultivo de Waller. Isto prevê uma escola de contentores como solução temporária em Überseestadt e exige a divisão dos projetos de construção (cf. Verde Brema ).

O que isso significa para o desenvolvimento urbano como um todo? Vivemos numa época em que cada vez mais pessoas vivem nas cidades, o que traz oportunidades mas também desafios. O desenvolvimento urbano sustentável não é apenas uma palavra da moda, mas uma realidade vivida que é de importância central para todos os urbanistas. Mais de metade da população trabalha aqui e, à medida que as cidades cresceram, também cresceram as exigências em matéria de infra-estruturas. Oportunidades para melhorar a vida urbana não são apenas urgentemente necessárias, mas também necessárias para criar um ambiente onde valha a pena viver. A discussão sobre o novo edifício da escola secundária é apenas uma pequena mas importante parte deste grande puzzle do planeamento urbano sustentável (cf. Portal ESD ).

Como deixam claro as vozes das diversas facções, é importante ouvir todas as pessoas afetadas e ter em conta as suas perspetivas. Esta é a única maneira de encontrar uma solução positiva para o bairro residencial de Waller, que leve a sério as necessidades educacionais e ecológicas dos residentes. Resta saber como os cidadãos decidirão no dia 9 de setembro.

Quellen: