Trem de pássaros e migração: um livro combina voo e liberdade

Imke Müller-Hellmann erforscht in ihrem Buch die Verbindung zwischen Vogelzug und Migration, beleuchtet Rassismus und koloniale Geschichte.
Em seu livro, Imke Müller-Hellmann pesquisa a conexão entre trem de pássaros e migração, racismo esclarecedor e história colonial. (Symbolbild/MB)

Trem de pássaros e migração: um livro combina voo e liberdade

Gehrde, Deutschland - Os marinheiros da parede são sempre um tópico fascinante, especialmente para Imke Müller-Hellmann. Em seu último livro "The Train of the Wall Sailers", ela ligou a impressionante alimentação de pássaros desses animais com as rotas de migração de pessoas que viajam entre a Europa e a África. Sua paixão pelos marinheiros do muro, que aparece em Bremen todos os anos e finalmente desapareceu novamente, a motivou a fazer perguntas mais profundas sobre as condições de vida nas regiões da via de pássaros e a dar uma olhada crítica em seus próprios preconceitos. Isso revelou o destino animal, que geralmente mostra paralelos aos desafios das pessoas em fuga, especialmente durante a travessia anual do Saara por esses pássaros.

Em Gehrde, Müller-Hellmann acompanhou alguns pesquisadores no equipamento de marinheiros de parede com dispositivos geolocadores pequenos que permitem rastreamento preciso das rotas de migração. Ao fazer isso, ela observou os pássaros no chão do telhado da igreja e teve a oportunidade de capturá -los para verificar os geolocadores. Dos três marinheiros de parede, que ela marcou, apenas um retornou. Ela chamou isso de "Jabari", que significa "poderoso" em suaíli. Jabari voou para Zanzibar e joga sombras históricas no passado colonial na Alemanha, caracterizado pelo contrato da Helgoland.

Tecnologia e pesquisa

Os geolocadores usados ​​por Müller-Hellmann e os pesquisadores são tecnologias notáveis. Eles permitem o rastreamento o ano todo dos pássaros errantes porque os sistemas de GPS tradicionais são muito pesados ​​para a maioria dos pássaros canoros. Em vez disso, alternativas de luz foram desenvolvidas, incluindo:

  • Geolocadores de nível de luz que medem a intensidade da luz ambiente e salvam dados com carimbos de hora.
  • Geolocadores multi-sensores que também medem pressão atmosférica, temperatura, aceleração de aves e intensidade do campo magnético.

Graças a esses dispositivos, padrões de migração, locais de residência e o comportamento de vôo dos pássaros podem ser registrados em detalhes. Esses dados não são apenas importantes para pesquisas básicas, mas também ajudam a reconhecer conexões entre migração, sucesso reprodutivo e fatores relacionados ao meio ambiente, como relata o atendente de pássaros.

O básico da pesquisa de trens de pássaros já foi colocado na antiguidade, com as primeiras teorias de Aristóteles sobre o comportamento do trem. Muito aconteceu desde então. A partir da década de 1890, os pássaros foram sistematicamente marcados para poder entender suas rotas e locais.

Pontos biográficos de contato

Durante sua pesquisa, Müller-Hellmann conheceu pessoas diferentes cujas histórias ela incluiu em seu livro. Encontros com um alemão russo de Gehrde, um guarda florestal em Pemba e um carpinteiro em Bagamoyo foram particularmente formativos. Essas experiências pessoais fluem em suas considerações para a conexão entre a pesquisa natural e os desafios sociais muitas vezes negligenciados que as pessoas enfrentam nessas regiões. Ele aborda a exploração da natureza e o equilíbrio de poder associado na pesquisa, que era frequentemente dominado por pesquisadores naturais do sexo masculino.

no trabalho de Müller-Hellmann, não apenas as histórias deslumbrantes dos marinheiros da parede, mas também as histórias das pessoas que vivem em contato próximo com esses pássaros. É uma visão urgente da interação entre a natureza e o homem que deve nos afetar.

Details
OrtGehrde, Deutschland
Quellen