O jornalismo real ainda é possível em tempos das mídias sociais?

Mediengespräch in Bremen am 5. Juni 2025: Hubertus Koch diskutiert Journalismus im Zeitalter sozialer Medien. Eintritt frei!
Discussão da mídia em Bremen em 5 de junho de 2025: Hubertus Koch discute o jornalismo na era das mídias sociais. Admissão grátis! (Symbolbild/MB)

O jornalismo real ainda é possível em tempos das mídias sociais?

Bremen, Deutschland - Que tópico emocionante que agora está sobre a mesa nas discussões da mídia de Bremen dois, Zemki e o Bremen Press Club! Sob o título "O jornalismo real nas mídias sociais ainda é possível?" é discutido sobre a influência das mídias sociais na comunicação e jornalismo. O evento que não requer registro e pode ser visitado com admissão gratuita reúne jornalistas que precisam competir hoje com influenciadores, artistas e algoritmos.

O foco é Hubertus Koch, um bem conhecido cineasta, jornalista e podcaster. Koch, que recebeu o prêmio de TV alemão por seu documentário "Vicied to Jihad", também é um membro fundador da rede Y da rede de repórter Bremen. Seu último livro "Lost Boy: Addicted For Life", que apareceu em Ullstein, lida com tópicos emocionais, como dependência e saúde mental. Koch enfatiza a necessidade de sensibilidade e profissionalismo no jornalismo, especialmente em momentos em que as emoções são frequentemente preferidas pelos algoritmos.

Insight sobre os desafios do jornalismo

Um estudo atual da Otto Brenner Foundation, intitulado "Jornalismo em Rede Social. ARD e ZDF no feitiço dos algoritmos?" mostra que a mídia pública enfrenta grandes desafios. O exame é baseado em 18 entrevistas com os responsáveis ​​pelo conteúdo jornalístico nas mídias sociais. Os entrevistados descrevem como seu trabalho editorial é fortemente moldado pela funcional dos algoritmos, tentando projetar conteúdo jornalístico de forma que atinjam a faixa mais alta possível. Acontece que as contribuições emocionais são frequentemente preferidas algoritmicamente, enquanto tópicos mais complexos geralmente ficam para trás.

Quase todas as etapas editoriais estão agora sujeitas à lógica algorítmica, o que é um desafio para muitos jornalistas. Eles não são apenas um intermediário, mas também precisam enfrentar o risco de desinformação e manipulação por algoritmos. Isso está fortemente relacionado à digitalização e às mudanças associadas no cenário da comunicação, como explica o Instituto de Ciência da Comunicação e Pesquisa de Mídia da LMU (IFKW) em Munique. Não são apenas as mudanças no jornalismo, mas também no fato de que a profissão muda de guardiões em plataformas abertas. Enquanto isso, todas as pessoas podem publicar conteúdo on -line, o que também aumenta os desafios.

O papel da IA ​​no jornalismo

Outro aspecto importante é o papel da inteligência artificial (AI). Muitos jornalistas não apenas precisam se preparar contra a desinformação, mas também verificam a autenticidade de informações e fontes - especialmente se o conteúdo da IA ​​for gerado. Atualmente, a preparação de informações deve ser vista mais criticamente do que nunca, uma vez que os leitores geralmente têm dificuldade em distinguir entre diferentes fontes, especialmente quando se trata de textos gerados por IA.

Nesta área de tensão entre qualidade e conteúdo algorítmico, é crucial que os jornalistas desenvolvam um bom talento para lidar com esses novos desafios. A discussão da mídia com Hubertus Koch, que será transmitida a Bremen sobre Bremen em 13 de junho de 2025 às 6:55 da manhã, promete informações interessantes sobre o futuro do jornalismo em tempos de mídia social e algoritmos.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen