Críticas ao treinamento de enfermagem: 18 meses realmente precisam ser suficientes?

Der Gesetzentwurf in Bremen plant die Verkürzung der Pflegeausbildung auf 18 Monate. Arbeitnehmerkammer kritisiert dies.
O projeto de lei em Bremen planeja reduzir o treinamento de enfermagem para 18 meses. A Câmara de Trabalhadores critica isso. (Symbolbild/MB)

Críticas ao treinamento de enfermagem: 18 meses realmente precisam ser suficientes?

Bremen, Deutschland - Em Bremen, um novo projeto de lei causa uma boa emoção na indústria de cuidados. Em 15 de julho de 2025, a Câmara de Funcionários de Bremen sofreu fortes críticas às propostas do Ministério Federal de Saúde e Educação. A razão? O encurtamento planejado do período de treinamento para o assistente de enfermagem de 24 a 18 meses. Isso é particularmente incompreensível para os representantes da Câmara de Funcionários, pois eles se manifestaram por um período de treinamento mais longo, a fim de não colocar em risco as habilidades profissionais da futura equipe de enfermagem. "Há claramente algo no Argen aqui", disse o teor de críticas. A proposta, que deve entrar em vigor de 2027, visa criar padrões uniformes para o treinamento em todo o país, que atualmente são regulamentados de maneira diferente de estado para estado. Há um feedback positivo para essa padronização, mas há uma preocupação de que um período de treinamento reduzido não seja suficiente para garantir cuidados de alta qualidade. A Câmara de Funcionários de Bremen expressou essas e outras preocupações em uma declaração conjunta com a Câmara de Funcionários da Saarland.

Mas o que exatamente muda com a nova fatura? Entre outras coisas, ele determina que uma qualificação será alcançada mais rapidamente no treinamento como assistente de enfermagem. De acordo com os existentes

Mas como é o treinamento como assistente de enfermagem? De acordo com o Associação de Enfermagem , os especialistas em potencial precisam concluir um treinamento pralca que inclui lições teóricas e práticas. Um treinamento prático em instalações reconhecidas está planejado para fornecer treinamento bem fundido. Esses padrões devem ser aplicados a partir de 2020 e também incluem um exame intermediário após dois terços do período de treinamento.

O futuro do treinamento em enfermagem

"As novas leis trazem um sopro de ar fresco ao treinamento de enfermagem, mas temos que garantir que a qualidade sempre acompanhe a quantidade", enfatiza os especialistas. É necessário repensar, não apenas na duração do treinamento, mas também na remuneração dos estagiários. Aqui também há progresso no nível federal: as taxas escolares podem não ser mais coletadas e os estagiários têm direito a um subsídio de treinamento apropriado. Essas medidas devem ajudar a aumentar a atratividade das profissões de enfermagem.

A pressão sobre as profissões de enfermagem cresce e a escassez de trabalhadores qualificados é onipresente. Um padrão uniforme pode facilitar para muitos começar, mas isso não deve ser feito às custas da qualidade do treinamento. Os próximos anos mostrarão se as mudanças trarão os efeitos desejados ou se as preocupações dos funcionários dos trabalhadores são justificadas.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen