Bremen Steel Mill permanece fóssil: Future Without Green Technology?

Arcelor Mittal plant keine Umstellung auf klimaneutrale Stahlproduktion in Bremen. Enttäuschung beim Bremer Senat über fehlende Perspektiven.
Arcelor Mittal não está planejando uma mudança para a produção de aço neutral climático em Bremen. Decepção com o Senado de Bremen sobre a falta de perspectivas. (Symbolbild/MB)

Bremen Steel Mill permanece fóssil: Future Without Green Technology?

Bremen, Deutschland - Arcelor Mittal decidiu não converter a moinho de siderúrgicas Bremen em tecnologias neutivas climáticas. Esta decisão garante grande decepção e aborrecimento no Senado de Bremen. De acordo com taz.de , a fábrica de aço é responsável por cerca de 50 % das emissões de gases de efeito estufa. Para tornar o clima de produção de aço -neutral, seria necessária a instalação de sistemas de redução direta e o uso de hidrogênio verde. Apesar do grande financiamento - 600 milhões de euros do governo federal e 250 milhões de euros da Bremen - a administração da empresa considera a produção de aço com hidrogênio muito caro.

Quais são os antecedentes desta decisão? A gestão corporativa concedeu as difíceis condições de estrutura para a produção européia de aço, que são caracterizadas por altas importações de aço e baixa demanda. Esses fatores vacilaram os planos de descarbonização. O Senado de Bremen está agora pedindo urgentemente uma perspectiva para o trabalho e os empregos.

Potencial dos fogões elétricos de posicionamento

Uma opção possível é a conversão em fogões de arco leve elétrico para reduzir as emissões de CO2. De acordo com os especialistas de lgt O processo de arcada de eletrol mostra um melhor do que o High-Thin-Thin. Enquanto cerca de 2,0 toneladas de CO2 por tonelada de aço são emitidas no conversor da bexiga de óxido de altura do forno (BOF), a intensidade da emissão no fogão do arco de luz eletrol (EAF) está apenas entre 0,4 e 0,7 toneladas de CO2 por tonelada de aço.

No entanto, a Arcelor Mital planeja usar fogões elétricos em países com fornecimento de energia competitivo. A Alemanha, por outro lado, tem altos custos de eletricidade em comparação internacional, o que dificulta a implementação. A possibilidade de introduzir essa tecnologia também pode ter um impacto na expansão planejada da produção de hidrogênio no norte da Alemanha, uma vez que alguns projetos já foram interrompidos.

inovações na área de aço

Desenvolvimentos atuais na produção de aço buscam abordagens inovadoras à descarbonização. Com o processo de Easymelt, o grupo SMS apresentou uma alternativa interessante ao processo convencional de forno. De acordo com sms-group.com , é um suporte eletricamente com a síntese. O Easymelt pode fechar a lacuna entre a disponibilidade de minério de ferro de alta qualidade e a demanda por aço verde.

O processo permite a economia de emissões de mais de 60 % em comparação com os métodos tradicionais e é menos intensiva em capital, o que o torna atraente para a implementação subsequente dos sistemas existentes. O objetivo é ativar os métodos de trabalho neutra em CO2 e reduzir a dependência de pellets de alto grau.

Resumido, é mostrado que a indústria está enfrentando grandes desafios para alcançar os destinos zero líquidos desejados em meados do século. A indústria siderúrgica é um fator essencial na conversa com a transição energética e precisa urgentemente de novas soluções inovadoras. Com a decisão atual de Arcelor Mittal, no entanto, há uma ameaça de um passo atrás nos esforços das tecnologias sustentáveis ​​em Bremen e além.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen