Festival de Literatura em Bremen-Nord: Poemas e Som de Mendelssohn Magic!

Literaturfestival in Bremen-Nord: Jochen Windheuser und Bernd Gruschwitz präsentieren Gedichte und Musik am 19. Juni. Eintritt frei!
Festival de Literatura em Bremen-Nord: Jochen Windheuser e Bernd Gruschwitz apresentam poemas e música em 19 de junho. Admissão grátis! (Symbolbild/MB)

Festival de Literatura em Bremen-Nord: Poemas e Som de Mendelssohn Magic!

Em 2 de junho de 2025, o festival literário "anfitrião" ocorreu no documentário Blumenthal, no qual poemas e música foram apresentados em harmonia harmoniosa. O quadro convidativo ofereceu a estrutura para os autores Jochen Windheuser e Bernd Gruschwitz, que apresentaram seus últimos trabalhos a um público entusiasmado. Windheuser havia se dedicado particularmente ao exame poético das “músicas sem palavras” do compositor Felix Mendelssohn-Bartholdy. Seus poemas escritos no estilo de discurso do romantismo precoce, entre outras coisas, a felicidade da criança perdida e o pedido profundamente sentido por uma nova vida.

Em uma performance magistral, Windheuser não apenas leu seus poemas, mas também os acompanhou com quatro peças de piano de Mendelssohn-Bartholdy. Essas obras pianísticas foram criadas entre 1829 e 1845, fazem parte de uma série popular conhecida sob o título "Songs Without Words". As composições de Mendelssohn desfrutaram de grande popularidade no século XIX porque são acessíveis a vários pianos e oferecem a oportunidade de viver sua própria musicalidade. Windheuser enfatizou a coordenação da linguagem, relógio e ritmo entre seus poemas e música, o que deu à noite uma nota especial.

Histórias humorísticas e descobertas literárias

Bernd Gruschwitz também trouxe uma lufada de ar fresco para o programa com suas anedotas humorísticas. Uma história divertida sobre suas calças desaparecidas na Índia causou alegria na platéia. Ele também apresentou duas feministas francesas esquecidas: Olympe de Gouges e Germaine Tillion. Como Windheuser, Gruschwitz também é literalmente ativo na aposentadoria e publicou recentemente o livro "111 Bremer Haikus". Ele também trabalha em um romance que esperançosamente veja em breve a luz do dia.

Ambos os autores fazem parte de um talento criminal em Bremen-Nord, onde vivem sua paixão por histórias emocionantes. Windheuser, que tem um interesse especial em romances criminais, informou que ele frequentemente processa lugares e histórias de Bremen-Nord em seus textos. A animada troca desta comunidade literária significa que eles se inspiram e animam um ao outro.

Um convite para a próxima leitura

Um destaque do festival não foi apenas a apresentação bem -sucedida, mas também a visão da próxima leitura como parte do "Host Language", que ocorrerá no dia 19 de junho às 18h. No SignalStation 1, na WeserPromenade, vegetais. Como no evento de ontem, a entrada é gratuita. Esta é uma oportunidade maravilhosa de experimentar o mundo das palavras e soa de perto e apreciar a criatividade dos autores locais.

Seja a elegância musical das "músicas sem palavras" ou as animadas histórias de Gruschwitz, os eventos em Bremen-Nord são um ponto de encontro maravilhoso para a literatura e os amantes da música de todas as idades.

Details
OrtBremen-Nord, Deutschland
Quellen