Quase inspira histórias baixas alemãs: os vencedores da competição de redação!

Am 22. Juni 2025 wurden die Sieger des plattdeutschen Schreibwettbewerbs "Vertell doch mal" im Ohnsorg-Theater geehrt.
Em 22 de junho de 2025, os vencedores da baixa competição de redação alemã "Vertell" foram homenageados no teatro Ohnsorg. (Symbolbild/MB)

Quase inspira histórias baixas alemãs: os vencedores da competição de redação!

Hamburg, Deutschland - A baixa competição de escrita alemã "Verell" mais uma vez não poupou nenhum esforço para promover mentes criativas e despertar a paixão pelo baixo idioma alemão. Sob o lema "Mit'nanner", a gala comemorou um festival colorido de histórias alemãs baixas em 22 de junho de 2025, organizadas pela NDR, Radio Bremen e The Ohnsorg Theatre. relatórios de que cerca de 700 andares foram submetidos e certamente não foi uma decisão fácil para a decisão.

Felicitos Schröder de Hamburgo garantiu o primeiro lugar, cuja narrativa "FohrgemeenChop" foi concedida por 1.500 euros. Sua história lida com momentos fugazes no S-Bahn e questiona a crescente falta de compaixão na sociedade de hoje. Kai Bruhn, de Halstenbek, seguiu em estreita colaboração com "Trips Sik Not Rief", um trabalho que foi concedido por 1.000 euros e abordou o símbolo do amor materno na forma de um suéter especial.

Os vencedores rapidamente

platz nome História prêmio em dinheiro 1. Felicitos Schröder fohrgemeenChop 1.500 euros 2. kai bruhn treina sik não correu 1.000 euros 3. birgit waterloh de schree 800 euros 4.
bernd Großmann Lever Eensam como Gemeensam? 700 euros 5. Janthe Schröder Nunca não para oolt 500 euros

O terceiro Birgit Waterloh ilumina os tópicos de nascimento, perda e amor maternal em sua história "De Schree", enquanto Bernd Großmann com "Lever Eensam como Gemeensam?" Uma perspectiva incomum garante colocando as ambições de aprendizado de um Elster em primeiro plano. E Janthe Schröder traz o compromisso de uma senhora mais velha à demonstração no palco com "nunca para oolt". O júri elogiou particularmente a coragem e a determinação desse protagonista.

Um destaque da celebração foi a moderação do editor da NDR Ilka Brügggemann e do artista Yared Dibaba, que também atua como embaixador da competição. Enie van de Meiklokjes parabenizou os vencedores do prêmio e elogiou seu compromisso com o baixo idioma alemão. O lema de 2026 já foi determinado para o futuro: "Kuddelmuddel!" E, a partir de janeiro de 2026, as aulas escolares são convidadas a também participar da competição, a fim de inspirá -los cedo pela beleza da baixa literatura alemã.

Insights sobre a baixa literatura alemã

Mas a competição é apenas parte do animado cenário literário alemão. Cerca de 150 novos livros alemães são publicados todos os anos, e a plataforma plattschapp oferece uma visão geral abrangente do mercado de livros nesta paisagem linguística. A maioria dos textos se dedica à vida cotidiana e cativa com histórias curtas e muitas vezes humorísticas. De histórias autobiográficas à poesia moderna, a diversidade é impressionante e muitas vezes apenas perceptível à segunda olhada.

A luta por uma ortografia razoável da baixa língua alemã remonta ao século XIX, onde foram criadas diferentes paisagens de escrita que ainda hoje são formativas. Além disso, o sociedades de literatura Traga um sopro de ar fresco para a cena e promova autores talentosos por meio de competições e eventos.

O futuro da baixa língua e literatura alemã parece colorida e, após esta competição, você certamente pode dizer: mais histórias ainda estão chegando, e o entusiasmo por escrever no dialeto permanece vivo.

Details
OrtHamburg, Deutschland
Quellen