Quase inspira histórias baixas alemãs: os vencedores da competição de redação!

Quase inspira histórias baixas alemãs: os vencedores da competição de redação!
Hamburg, Deutschland - A baixa competição de escrita alemã "Verell" mais uma vez não poupou nenhum esforço para promover mentes criativas e despertar a paixão pelo baixo idioma alemão. Sob o lema "Mit'nanner", a gala comemorou um festival colorido de histórias alemãs baixas em 22 de junho de 2025, organizadas pela NDR, Radio Bremen e The Ohnsorg Theatre. relatórios de que cerca de 700 andares foram submetidos e certamente não foi uma decisão fácil para a decisão.
Felicitos Schröder de Hamburgo garantiu o primeiro lugar, cuja narrativa "FohrgemeenChop" foi concedida por 1.500 euros. Sua história lida com momentos fugazes no S-Bahn e questiona a crescente falta de compaixão na sociedade de hoje. Kai Bruhn, de Halstenbek, seguiu em estreita colaboração com "Trips Sik Not Rief", um trabalho que foi concedido por 1.000 euros e abordou o símbolo do amor materno na forma de um suéter especial.
Os vencedores rapidamente
O terceiro Birgit Waterloh ilumina os tópicos de nascimento, perda e amor maternal em sua história "De Schree", enquanto Bernd Großmann com "Lever Eensam como Gemeensam?" Uma perspectiva incomum garante colocando as ambições de aprendizado de um Elster em primeiro plano. E Janthe Schröder traz o compromisso de uma senhora mais velha à demonstração no palco com "nunca para oolt". O júri elogiou particularmente a coragem e a determinação desse protagonista.
Um destaque da celebração foi a moderação do editor da NDR Ilka Brügggemann e do artista Yared Dibaba, que também atua como embaixador da competição. Enie van de Meiklokjes parabenizou os vencedores do prêmio e elogiou seu compromisso com o baixo idioma alemão. O lema de 2026 já foi determinado para o futuro: "Kuddelmuddel!" E, a partir de janeiro de 2026, as aulas escolares são convidadas a também participar da competição, a fim de inspirá -los cedo pela beleza da baixa literatura alemã.
Insights sobre a baixa literatura alemã
Mas a competição é apenas parte do animado cenário literário alemão. Cerca de 150 novos livros alemães são publicados todos os anos, e a plataforma plattschapp oferece uma visão geral abrangente do mercado de livros nesta paisagem linguística. A maioria dos textos se dedica à vida cotidiana e cativa com histórias curtas e muitas vezes humorísticas. De histórias autobiográficas à poesia moderna, a diversidade é impressionante e muitas vezes apenas perceptível à segunda olhada.
A luta por uma ortografia razoável da baixa língua alemã remonta ao século XIX, onde foram criadas diferentes paisagens de escrita que ainda hoje são formativas. Além disso, o sociedades de literatura Traga um sopro de ar fresco para a cena e promova autores talentosos por meio de competições e eventos.
O futuro da baixa língua e literatura alemã parece colorida e, após esta competição, você certamente pode dizer: mais histórias ainda estão chegando, e o entusiasmo por escrever no dialeto permanece vivo.
Details | |
---|---|
Ort | Hamburg, Deutschland |
Quellen |