Nova estação de transformador em Borgfeld: proteção contra inundações para 532.000 Bremen!

Neue Trafostation in Borgfeld sichert Stromversorgung bei Hochwasser. Fertigstellung bis Juli 2025 geplant, um Risiken zu minimieren.
A nova estação de transformadores em Borgfeld protege a fonte de alimentação para inundações. Conclusão planejada até julho de 2025 para minimizar os riscos. (Symbolbild/MB)

Nova estação de transformador em Borgfeld: proteção contra inundações para 532.000 Bremen!

Borgfeld, Deutschland - Em Bremen, algo está acontecendo - especialmente em Borgfeld! Na esquina do Großer Moordamm e Borgfelder Landstrasse, uma nova estação de transformadores está sendo trabalhada. Este canto sombrio em breve se tornará um doador da vida para as famílias em Butrendieker Landstrasse, no Großer Moordamm, na Warfer Landstrasse e no Mehlandsdeich, como explica o porta-voz do SWB Jean-Paul Berndt. A estação de transformadores converterá energia elétrica de alta tensão e, portanto, garantirá o suprimento nas áreas residenciais circundantes. O pano de fundo é a situação de inundação muitas vezes ameaçadora em áreas de dique.

Os eventos extremos de inundação, como durante a inundação do século no inverno de 2023/24, mostraram o quão importante é uma infraestrutura robusta. Naquela época, havia interrupções temporárias. Para que algo assim não aconteça novamente, a nova estação de transformadores era um metro superior ao seu antecessor. Está em uma base especial que está firmemente ancorada no chão. É melhor armado contra as inundações iminentes.

Proteção contra inundações como uma tarefa urgente

Falando em inundações: cerca de 86 % da área em Bremen está potencialmente sob inundações. Cerca de 532.000 pessoas vivem nessas áreas sensíveis. Esse risco surge em Bremen não apenas por altas chuvas ou derretimento da neve, mas também por tempestades do Mar do Norte, que juntamente com inundações internas representam uma ameaça especial. Para neutralizar isso, o gerenciamento de riscos de inundação em Bremen está sendo constantemente desenvolvido. O Instituto Federal de Centro de Água encomendado pelo governo federal está significativamente envolvido.

O gerenciamento de riscos de inundação ocorre em vários níveis: desde a determinação de áreas ameaçadas até a criação de cartões de risco de inundação a um plano de gerenciamento abrangente que é atualizado a cada seis anos. A primeira etapa deste terceiro ciclo foi concluída em dezembro de 2024. O plano prevê um total de 108 medidas, incluindo a revisão da proteção costeira do plano geral e parcerias para a melhor previsão de fortes chuvas.

Uma responsabilidade comum

Como parte de uma troca constante entre as autoridades e associações de diques, é garantido que Bremen possa reagir melhor a novos desafios. Mais de 67 quilômetros de diques foram verificados quanto à sua estabilidade no ano passado e meio. Essa proatividade é apoiada por cálculos hidráulicos cuidadosos para modelar cenários de risco futuros. A infraestrutura de transporte e energia é de importância central, porque a população deve ser capaz de confiar no suprimento, mesmo em condições climáticas extremas.

A nova estação de transformadores em Borgfeld e as medidas abrangentes de proteção contra inundações ilustram como é importante neutralizar os desafios das mudanças climáticas e das situações climáticas extremas. Especialistas como Jens Wish apontam que o sistema Wümme não é fácil e os primeiros exames ainda devem fornecer resultados em junho de 2025. No entanto, um plano de medidas pode levar até quatro anos.

No geral, Bremen mostra um bom talento para o gerenciamento de riscos de inundações e garantindo um suprimento de energia resiliente. Vamos ficar empolgados em ver como as medidas se desenvolverão e que novos conhecimentos nos trarão nos próximos meses!

Details
OrtBorgfeld, Deutschland
Quellen