Congelamento cerebral: como prevenir dores de cabeça dolorosas e frias!
Descubra com especialistas em 14 de agosto de 2025 como ocorre o congelamento do cérebro, quais sintomas causa e como evitá-lo.

Congelamento cerebral: como prevenir dores de cabeça dolorosas e frias!
Quando a temperatura sobe e o sol brilha forte, não há nada mais refrescante do que uma bola de sorvete ou uma bebida gelada. Mas muitas pessoas certamente experimentaram “congelamento cerebral”, um fenômeno desagradável que ocorre quando alimentos frios são consumidos precipitadamente. Thomas Duning, médico-chefe do Departamento de Neurologia da Clínica Bremen-Ost, explica que nesta dor de cabeça induzida pelo frio, as temperaturas frias estimulam o palato, o que faz com que os vasos sanguíneos reajam: eles primeiro se contraem e depois relaxam novamente, causando pressão e dor em regiões da cabeça suspeitamente próximas ao nervo trigêmeo. Mas não se preocupe, o congelamento do cérebro é completamente inofensivo e pode até ser visto como um mecanismo de proteção do corpo, de acordo com butenunbinnen.de.
A dor geralmente ocorre na têmpora ou atrás da testa e afeta 30 a 50 por cento da população – independentemente do sexo ou idade. Uma predisposição genética poderia desempenhar um papel aqui, mas atualmente não existe uma base científica clara para isso. Semelhante às enxaquecas, o congelamento do cérebro é mediado pelo nervo trigêmeo na face, mas não há conexão comprovada entre os dois tipos de dor sz-magazin.de.
Como ocorre o congelamento do cérebro?
O congelamento do cérebro ocorre em um processo curto, mas doloroso. Assim que alimentos frios, como sorvetes ou bebidas geladas, são consumidos rapidamente, as baixas temperaturas fazem com que os vasos sanguíneos do palato se contraiam. Após este breve momento de contração, os vasos expandem-se repentinamente novamente, resultando num aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro. Essa ativação dos receptores de dor nos vasos sanguíneos leva às típicas dores de cabeça frias. As possíveis medidas que você pode tomar para aliviar a dor incluem beber bebidas quentes ou pressionar a língua contra o céu da boca para aquecê-lo novamente o mais rápido possível, relata medisaurier.de.
Prevenção é tudo
Portanto, a melhor maneira de evitar o congelamento do cérebro é desacelerar um pouco. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Iss kalte Speisen langsam in kleinen Happen.
- Lass eiskalte Sachen wie Eiswürfel nicht in deinem Mund verweilen.
- Verzichte auf Eiswürfel in Getränken.
- Vermeide den Kontakt von eiskaltem Essen mit dem Gaumen, besonders bei Eisbechern.
Embora o congelamento do cérebro possa ser doloroso para alguns, o desconforto geralmente dura apenas alguns segundos a no máximo alguns minutos e não está associado a efeitos negativos a longo prazo. Portanto, da próxima vez que você experimentar uma guloseima gelada no calor, você deve estar ciente da possibilidade de congelamento do cérebro e tomar os devidos cuidados para evitar essa sensação desagradável. E para todos que precisam manter a cabeça fria rapidamente: se alguma vez ocorrer dor, basta beber uma bebida quente ou aquecer o paladar!