Acidente de trem fatal em Bremen: motorista morre na passagem de nível!
Em 26 de agosto de 2025, um motorista morreu em um acidente de trem em Bremen-Burglesum. 150 viajantes permaneceram ilesos, com a polícia no local.

Acidente de trem fatal em Bremen: motorista morre na passagem de nível!
Um trágico acidente ocorreu na manhã de terça-feira, 26 de agosto de 2025, por volta das 7h25, em uma passagem de nível restrita em Bremen-Burglesum. Um maquinista foi atropelado por um trem de passageiros e morreu no local do acidente. Felizmente, cerca de 150 passageiros do trem saíram ilesos, mas tiveram que esperar atrasos consideráveis e cancelamentos parciais na rota entre Bremen-Burg e Bremen-Oslebshausen, já que a Deutsche Bahn fechou imediatamente a rota. Ônibus substitutos agora circulam entre Osterholz-Scharmbeck e a estação principal de Bremen para apoiar os viajantes.
As circunstâncias exatas do acidente ainda não são claras. A polícia, a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros estão no local com diversos serviços de emergência. Infelizmente, o incidente faz lembrar um trágico acidente semelhante ocorrido em Bad Zwischenahn, na Baixa Saxónia, onde um rapaz de 12 anos e o seu pai de 49 morreram recentemente numa colisão com um expresso regional. O trem empurrou o vagão ao longo de várias centenas de metros de trilhos, enquanto a barreira da passagem de nível estava fechada no momento do acidente e o maquinista saiu enquanto o vagão rodava. Também aqui foram afectados mais de 200 passageiros do comboio e equipas pastorais de emergência cuidaram da evacuação dos passageiros, que foram atendidos no quartel dos bombeiros próximo.
Medidas de segurança e travessias ferroviárias
Para evitar tais acidentes no futuro, é importante concentrar-se nas medidas de segurança nas passagens de nível. De acordo com informações de Sistema de informação de pesquisa Passagens de nível são passagens de nível entre rodovias e ferrovias. Em 2022, existiam mais de 13.000 passagens de nível na rede Deutsche Bahn AG na Alemanha, mais de 70% das quais estão tecnicamente seguras. No entanto, continua a existir uma proporção significativa de travessias não protegidas tecnicamente, que são protegidas, em particular, através de inspeção visual e sinais de aviso acústicos.
A Deutsche Bahn investe anualmente cerca de 170 milhões de euros na segurança das passagens de nível. Apesar destes esforços, muitos acidentes são devidos à má conduta dos utentes das estradas. Um programa para eliminar essas intersecções de nível, em funcionamento desde 1980, oferece potencial de melhoria para aumentar a segurança nas estradas.
Embora a investigação sobre o actual acidente em Bremen-Burglesum ainda esteja em curso, resta esperar que as causas possam ser rapidamente esclarecidas e que tragédias semelhantes possam ser evitadas no futuro.