Dia de Bundeswehr em Osterholz: protestos e grande número de visitantes esperados!

Am 28. Juni 2025 öffnet die Bundeswehr in Osterholz-Scharmbeck ihre Türen für den Tag der Bundeswehr - ein Ereignis mit interaktiven Vorführungen, musikalischem Rahmen und Protesten.
Em 28 de junho de 2025, o Bundeswehr em Osterholz -Scharmbeck abre suas portas para o Dia de Bundeswehr - um evento com demonstrações interativas, estrutura musical e protestos. (Symbolbild/MB)

Dia de Bundeswehr em Osterholz: protestos e grande número de visitantes esperados!

Osterholz-Scharmbeck, Deutschland - O dia de Bundeswehr se aproxima e, com ele, uma animada troca sobre o papel das forças armadas no atual cenário político. Em 28 de junho, o Bundeswehr abrirá suas portas em Osterholz-Scharmbeck e espera mais de 25.000 visitantes. Esse número é um aumento significativo em comparação com os 10.000 visitantes do ano anterior. O foco do evento será em promoções interativas e demonstrações ao vivo, nas quais todas as áreas do Bundeswehr, de exércitos à marinha e força aérea, serão representadas. O ministro da Defesa Boris Pistorius enfatiza que os soldados desempenham um papel central na sociedade e como garantia de paz e segurança. Após o ataque da Rússia à Ucrânia, no entanto, a reputação do Bundeswehr aumentou, o que, ao mesmo tempo, faz novas vozes críticas em voz alta. Os críticos argumentam que esses fundos devem ser melhor investidos em projetos sociais, em vez de na atualização militar.

Em 28 de junho, será oferecido um programa colorido que varia de demonstrações de veículos e aeronaves a um programa de palco com música. Entre outras coisas, a famosa sopa de herdeiro de Bundeswehr garante prazer culinário. No final de junho, o Bundeswehr fornece uma visão geral de várias carreira e está disponível com pessoas de contato. O estacionamento é fornecido fora da área do quartel e um ônibus de ônibus gratuito é oferecido da estação de trem até o quartel.

Movimentos de protesto e vozes críticas

O Dia dos Veteranos, que é celebrado pela primeira vez em todo o país, desencadeou protestos em Berlim no domingo passado, mas também em toda a Alemanha. Uma aliança antimilitária protesta contra as festividades, enquanto nas ruas de Berlim e em outras 13 cidades falsas pôsteres de Bundeswehr com mensagens críticas apareceram. Segundo relatos de ND-Aktuell, apenas cerca de 400 pessoas participaram do protesto em Berlim, possivelmente influenciadas pela alta temperatura do verão. Houve também manifestações contra um apelo reservista em Vechta.

Os protestos foram organizados, entre outras coisas, pelo DFG-VK, a Rede de Ação Anti-Militarista. Alguns dos participantes usavam obras de arte criativas e tentaram conscientizar suas preocupações anti -militaristas. Os prêmios vermelhos abordaram principalmente a resistência à militarização nas universidades e o problema de converter instalações de produção civil na indústria de armamentos. Daniel Lücking, veterano e autor, também criticou a falta de apoio a veteranos feridos, que geralmente estão em sombra no discurso social e muitas vezes não recebem a atenção que outros grupos profissionais desfrutam.

Como os eventos do Dia do Veterano são considerados pelo Warte como um todo, resta ser visto. No entanto, o dia do Bundeswehr significa força militar, mas também por uma preocupação social: o debate sobre o uso certo de fundos e a questão de como encontrar um equilíbrio entre a legitimação das forças e as necessidades sociais é mais relevante do que nunca dada as atuais tensões geopolíticas. O próprio Bundeswehr tem o objetivo de criar uma imagem melhor e fortalecer a conexão com a sociedade.

O Dia de Bundeswehr em Osterholz-Scharmbeck é um momento importante para o suporte e as vozes críticas ao redor do Bundeswehr.

Details
OrtOsterholz-Scharmbeck, Deutschland
Quellen