Crise de aço em Bremen: Klingbeil exige a cúpula para soluções verdes!

Lars Klingbeil fordert Lösungen für Bremens Stahlindustrie nach Arcelor Mittals Rückzug von klimaneutraler Produktion.
Lars Klingbeil exige soluções para a indústria siderúrgica de Bremen, de acordo com a retirada da produção climática de Arcelor Mittal. (Symbolbild/MB)

Crise de aço em Bremen: Klingbeil exige a cúpula para soluções verdes!

Em 21 de junho de 2025, o Steelworks em Bremen e Eisenhüttenstadt enfrenta um futuro incerto. Lars Klingbeil, presidente do SPD, pede soluções depois que a ArcelorMittal anunciou oficialmente para desistir de planos para a produção neutra em termos de clima nas duas cidades. The withdrawal of the company is due to an unfavorable market Situation and doubts about the profitability of a CO2-reduced steel production, such as the Reporting of Buten explained.

"É crucial garantirmos os locais de trabalho industriais na Alemanha", enfatiza Klingbeil na recente conferência do Partido Estadual do SPD em Cottbus. Juntamente com o primeiro -ministro de Brandenburgo, Dietmar Woidke, ele está procurando o diálogo com Dirk Vogeler, presidente do Conselho de Obras da ArcelorMittal em Eisenhüttenstadt. Embora a situação seja descrita como menos ameaçadora, a situação em Bremen é alarmante.

Uma cúpula sobre o futuro do setor de aço

Para dominar os desafios, Klingbeil exige uma cúpula de aço. "Temos que levar todos os jogadores relevantes para uma mesa", diz ele, expressando suas perguntas sobre o design de programas de financiamento e opções de transição. O Ministério Federal da Economia também lamentou a decisão da ArcelorMittal e ressalta que nenhum fundos estatais ainda fluiu para o projeto. Originalmente, ArcelorMittal deveria receber quase 1,3 bilhão de euros em financiamento para a troca, dos quais 250 milhões de euros devem vir de Bremen.

A decisão tem consequências de alcance distante: o Senado de Bremen reage decepcionado e até fala de um "cancelamento da descarbonização das cabanas". Para a indústria siderúrgica, que é um dos maiores emissores de CO2 da Alemanha, esse é um risco sério, especialmente no que diz respeito aos objetivos climáticos da União Europeia, que buscam a neutralidade de CO2 até 2050

Os desafios do aço verde

ArcelorMittal menciona os altos riscos e a disponibilidade pouco clara de hidrogênio verde como razões centrais para a retirada. Em vista de uma demanda crescente por produtos neutros ao clima, especialmente na indústria automotiva, a vez de aço verde é mais importante do que nunca. No entanto, a indústria siderúrgica depende do fornecimento de matérias -primas sustentáveis, a fim de atuar como uma indústria importante em proteção ambiental.

Enquanto isso, outras empresas como a Voestalpine assumiram o assunto. Eles dependem de tecnologias inovadoras e processos automatizados para tornar a produção mais eficiente e ecológica. Projetos como "H2future" mostram como podem ser os conceitos futuros para a produção de aço, mas só poderiam ser implementados em larga escala se houver quantidades suficientes de hidrogênio verde.

O desenvolvimento atual não apenas deixa questões sobre a capacidade de carga econômica dos projetos de aço, mas também na direção estratégica da indústria no futuro. Nesse ambiente tenso, é crucial que os políticos tomem todas as medidas necessárias para apoiar a transformação e, assim, proteger empregos e clima.

Details
OrtBremen, Deutschland
Quellen