Futuro atraente para o Weseruferpark: redesenho a partir de 2026!
Woltmershausen está planejando redesenhar o Weseruferpark para melhorar a qualidade da estadia e a acessibilidade até 2026.

Futuro atraente para o Weseruferpark: redesenho a partir de 2026!
A próxima reformulação do Parques Weserbank em Rablinghausen mostra que o povo de Bremen se preocupa com o seu parque à beira-mar. Um plano diretor de setembro de 2022 descreve medidas que visam melhorar significativamente a qualidade da estadia, a segurança rodoviária e a acessibilidade. O foco está na área ao redor do centro de eventos no promontório, onde as obras estão previstas para começar no segundo trimestre de 2026.
Qual é a situação atual do parque? Os caminhos no Weseruferpark não são isentos de barreiras; São mais parecidas com trilhas, o que é um verdadeiro obstáculo para muitos usuários. Além disso, os assentos, principalmente as paredes dos bancos, estão muito degradados e dificilmente oferecem a qualidade de estadia desejada. O roundel de choupo, em particular, não convida você a ficar. A sinalização náutica marítima que atualmente se encontra espalhada pelo parque deverá ser removida, pois acarreta elevados custos de manutenção e é potencialmente perigosa para as crianças que brincam.
Mudanças planejadas e redesenho
Uma das principais medidas no decorrer do redesenho é a retirada dessas marcas de navegação. No entanto, permanecem obras de arte como o “feixe de âncoras” e uma grande cruz de madeira. O que é particularmente agradável é que a cruz de madeira permanecerá onde está depois de uma campanha de assinaturas que recebeu 252 votos apoiá-la. Cerca de 7.270 metros quadrados estão destinados à reforma e a trilha existente será convertida em um caminho regular e sem barreiras.
Também será emocionante quando duas árvores existentes forem removidas para dar lugar ao plantio de oito novas árvores, incluindo choupos tremedores. Além disso, dois novos bancos sem barreiras serão instalados na torre do radar, bem como bancos em azul claro. Habitats com rosas silvestres e uma cerca baixa estão planejados na borda do local. Uma nova parada de ônibus no círculo de viragem do Lankenauer Höft, incluindo um abrigo e novas paredes de concreto para assentos, também melhorará a conexão.
O projeto recebe apoio do conselho consultivo de Woltmershauser, que acolhe com satisfação a necessária melhoria do entorno. Outra preocupação importante é a acessibilidade do Lankenauer Höft durante todo o ano por ônibus e balsa.
Antecedentes históricos do Weseruferpark
O Weseruferpark remonta à década de 1970, quando foi criado sob a direção do arquiteto de Hamburgo Karl-Georg Lindenlaub. Neste ponto situava-se a aldeia de Lankenau, que foi mencionada pela primeira vez no século XIII, mas foi arrasada como resultado do aprofundamento de Wever e do Neustädter Hafen. O projeto do parque, que durou quatro anos, criou um amplo prado com elementos lúdicos e de assento, bem como um longo caminho de caminhada que oferece uma bela vista do Weser e das instalações portuárias.
Nos últimos anos, já foram observadas as primeiras medidas de renovação, como a renovação de dois assentos perto do Lankenauer Höft, um dos quais com quebra-vento. Estes avanços fazem parte do objetivo global de aumentar o valor recreativo do Weseruferpark e de promover habitats para a flora e a fauna locais. Além disso, a ligação entre as margens do Weser também será melhorada através de uma ligação de ferry planeada.
A reformulação do Weseruferpark e a criação de espaços novos e atrativos não são apenas um benefício para as atividades de lazer, mas também para todo o bairro. Numa altura em que a natureza e os espaços verdes ganham cada vez mais importância, a usabilidade e acessibilidade destes parques é um bom investimento na qualidade de vida dos residentes.