Bremerhaven investe 70 milhões de euros em portas automatizadas!

Woltmershausen: Eurogate investiert 70 Millionen Euro in automatisierte Containeranlage, um Hafenentwicklung und Digitalisierung voranzutreiben.
Woltmershausen: Eurogate investe 70 milhões de euros no sistema de contêineres automatizados para avançar no desenvolvimento e digitalização dos portos. (Symbolbild/MB)

Bremerhaven investe 70 milhões de euros em portas automatizadas!

Woltmershausen, Deutschland - Em Bremerhaven, algo grande! Em 30 de junho de 2025, a mais recente expansão do terminal de contêineres Eurogate será aberta cerimoniosamente. A instalação impressionante custa 70 milhões de euros, com cerca de três quartos dos custos suportados pelo governo federal. Seis faixas e quatro guindastes controlados remotos são instalados em uma área de cerca de 80.000 metros quadrados, que assumirá o manuseio do contêiner para trens. Este é mais um passo para o futuro, porque a operação desses guindastes não é mais realizada manualmente por motoristas de trem, mas através de sistemas apoiados por computador em escritórios. O chefe da Eurogate, Michael Blach, enfatiza a importância da digitalização e automação hoje para permanecer competitivas.

Mesmo que a tecnologia mais recente esteja se mudando, há vozes que não querem perder de vista a necessidade de pessoas no porto. Thomas Mendzik, presidente do terminal de contêineres em Altenwerder, enfatiza que, apesar de toda a automação, 1.200 pessoas ainda estão empregadas nos portos. Ulrike Riedel, diretor de trabalho da EuroGate, vê a automação completa como irrealista, desde que os investimentos necessários não sejam feitos. Também é necessária uma chamada para a qualificação para atender aos requisitos das novas tecnologias.

futuro da porta em Bremen

Os desafios que surgem da globalização, mudança demográfica e urbanização são enormes. No entanto, a digitalização tem o potencial de tornar as cadeias de transporte marítimo mais eficientes, mais flexíveis e ágeis, conforme explicado em detalhes no lado de Fraunhofer CML. As soluções digitais podem simplificar os processos e reduzir o consumo de energia, o que contribui para a consecução das metas de sustentabilidade. Uma informação direcionada e a troca de dados promove o desenvolvimento de novos modelos de negócios para as portas e os produz para o futuro.

Com relação às mudanças necessárias no porto de Hamburgo, é importante que o prefeito de Bremen, Andreas Bovenschulte (SPD), peça ao governo federal que apoie a expansão do porto. Isso pode incluir a reforma da base de contêineres e o aprofundamento urgentemente necessário do Weser. Isso significa não apenas um fortalecimento da economia regional, mas também um compromisso com a viabilidade futura do porto de Bremen.

Especialistas e qualificação

A automação é certamente uma tendência que não pode ser interrompida, mas resta ver como as profissões se desenvolverão na área portuária. Mendrzik enfatizou que é principalmente sobre os algoritmos e redes certos e não apenas máquinas. A escassez de trabalhadores qualificados, que a indústria sente atualmente, requer medidas abrangentes de qualificação para que as pessoas no porto continuem mantendo sua importância no futuro

No geral, pode -se observar que a porta Bremen está a caminho de enfrentar os desafios do futuro. Se todos os projetos forem implementados com sucesso, Bremerhaven poderá não apenas se tornar um local do manuseio de mercadorias, mas também um pioneiro na digitalização da indústria portuária. Isso não seria apenas um lucro para a região, mas também poderia estabelecer novos padrões na logística internacional.

Details
OrtWoltmershausen, Deutschland
Quellen