Comemoração do Dia Anti-Guerra: colocação de coroas e manifestações em Bremen!
No dia 1º de setembro de 2025, eventos comemorativos do Dia Anti-Guerra acontecerão em Bremen e Bremerhaven e o tema será guerra e paz.

Comemoração do Dia Anti-Guerra: colocação de coroas e manifestações em Bremen!
Em 1º de setembro de 2025, Bremerhaven e Bremen hastearão a bandeira da paz: Por ocasião do Dia Anti-Guerra, vários eventos acontecerão hoje com foco na homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial e dos conflitos atuais. Em Bremerhaven, uma cerimônia de entrega de coroas será organizada ao meio-dia no memorial em frente à Grande Igreja, e a Confederação Sindical Alemã (DGB) e a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra convidam você a trabalhar juntos pela paz. Como butenunbinnen.de relatórios, os tópicos dos acontecimentos de hoje giram em torno do debate sobre o recrutamento e as consequências da guerra e do rearmamento.
Como parte dos eventos comemorativos, a DGB convoca um comício em Bremen na tarde de segunda-feira. A razão é o debate em curso sobre a reintrodução do serviço militar, que tem sido muito popular na discussão política nos últimos meses. Ao mesmo tempo, o Conselho de Refugiados de Bremen está a planear uma manifestação às 18h30. para enfrentar as consequências devastadoras da guerra e da corrida armamentista.
Dia Anti-Guerra: uma tradição desde 1957
O Dia Anti-Guerra ocorreu pela primeira vez em 1957, quando a DGB apelou às pessoas para se lembrarem daqueles que sofreram nas guerras anteriores. Desde então, este dia tem sido celebrado anualmente para manter viva a memória dos horrores da guerra e para defender um futuro mais pacífico. O Dia Anti-Guerra está intimamente ligado à história da Segunda Guerra Mundial; O ataque à Polónia em 1 de Setembro de 1939 é considerado o início deste conflito devastador. Tal como em anos anteriores, ouvem-se agora vozes que apelam ao fim da política de rearmamento e a uma solução diplomática para o conflito dgb.de sublinhado.
Na situação actual, estima-se que até 2025 haverá mais de 200.000 mortes em todo o mundo devido a conflitos e cerca de 120 milhões de pessoas que serão forçadas a abandonar as suas casas devido à guerra. As crianças, em particular, são frequentemente as principais vítimas. Neste contexto, é ainda mais importante trabalhar pela paz e pela ajuda humanitária e não perder de vista as tarefas sociais. A DGB exige, portanto, que as despesas adicionais com a defesa não sejam feitas à custa das áreas da educação, investigação e infra-estruturas.
Um olhar fora da caixa: Conflitos globais e trabalho pela paz
A responsabilidade actual pela paz não se limita à Alemanha ou à Europa. A DGB aponta para a situação global em que muitos conflitos “esquecidos”, como na zona do Sahel, no Sudão ou em Mianmar, estão na agenda. As grandes tensões políticas entre os EUA, a China e a Rússia também influenciam a situação de segurança e aumentam o risco de novos conflitos. Recentemente, os crimes de guerra e as violações dos direitos humanos aumentaram em diversas regiões, incluindo a Faixa de Gaza.
Tendo em conta estes graves desafios, é importante que o cenário político na Alemanha apoie o seu papel independente como força de paz. A DGB apela a um compromisso comum para defender a democracia liberal e a economia social de mercado. Muitos acreditam que seria necessária uma retirada dos gastos com armas que prejudicam as questões sociais para promover a democratização e a paz a nível mundial.
No dia 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz, o mundo é lembrado que a construção da paz e a resolução não violenta de conflitos são essenciais para garantir a sobrevivência e o bem-estar das nossas sociedades. O Dia Anti-Guerra e o Dia Internacional da Paz representam, portanto, um apelo contínuo à acção para uma paz duradoura. Wikipédia deixa claro.