Anna Lüthi: Como o serviço voluntário muda e constrói vidas!
Anna Lüthi, 20 anos, está terminando seu serviço voluntário federal na Johanniter em Hanover e planeja estudar magistério.

Anna Lüthi: Como o serviço voluntário muda e constrói vidas!
Numa altura em que muitos jovens procuram orientação, Anna Lüthi (20), de Hanover-Bothfeld, decidiu passar um ano no serviço voluntário federal. Ela terminará seu serviço na Johanniter em duas semanas. Como ela mesma diz: “O voluntariado foi uma ótima decisão”. Desde setembro do ano anterior, ela adquiriu inúmeras experiências valiosas e desenvolveu suas habilidades em primeiros socorros no treinamento geral da associação local de Hanover-Leine. Anna não tinha originalmente planejado fazer um ano de voluntariado, mas a entrevista na Johanniter foi tão positiva que ela rapidamente mudou de ideia e decidiu seguir esse caminho johanniter.de relatórios.
Durante seu serviço, Anna percebeu que não tinha nenhuma experiência anterior em primeiros socorros, além de um curso de carteira de motorista. Porém, o início foi simples: ela completou um curso de paramédica e um seminário pedagógico básico. Após pouco tempo, ela teve a oportunidade de assistir ao vivo os cursos de primeiros socorros de seu mentor Lutz Knolle para conhecer o processo e os diferentes estilos de ensino. Essa emocionante mistura de teoria e prática deu a ela a confiança necessária para ministrar os cursos sozinha. Em dezembro, ela passou com sucesso no exame para se tornar instrutora de primeiros socorros e agora ministra os cursos sob sua própria responsabilidade, o que lhe dá grande alegria.
Diversas oportunidades de voluntariado
Anna Lüthi não foi a única que descobriu as vantagens do serviço voluntário federal. De acordo com bundesfreiwilligendienst.de há uma variedade de colocações e campos de atividade. Eles vão desde o treinamento como instrutor de primeiros socorros até serviços de cardápio e assistência a refugiados. Em Hanover, os voluntários podem fornecer aconselhamento, apoio e ajuda prática. Se você deseja trabalhar em serviço social, este é o lugar certo para você.
- Erste-Hilfe-Trainer: Teilnehmer über Erste Hilfe unterrichten und in der Ausbildung unterstützt werden.
- Menüservice: Essen ausfahren und organisatorische Arbeiten übernehmen.
- Kundenservice Notrufdienste: Telefonische Beratung und kaufmännische Unterstützung anbieten.
- Flüchtlingshilfe: Unterstützung für geflüchtete Menschen in verschiedenen Lebenslagen.
O Serviço Voluntário Federal é ideal para pessoas que desejam se formar na área médica. O serviço não só oferece uma visão sobre ajuda de emergência e atendimento ao paciente, mas também fica bem em um currículo, como enfatiza malteser.de.
Um novo modo de vida
Através do seu serviço voluntário, Anna não só adquiriu competências práticas, mas também desenvolveu uma nova autoconfiança. A partir de outubro próximo, ela planeja estudar ensino em Hanover e continuar a ministrar cursos de primeiros socorros - e assim transmitir seus conhecimentos recém-adquiridos a outras pessoas. Seus colegas, especialmente o mentor Lutz Knolle e a chefe do departamento Sabrina Kirchner, sempre a apoiaram. Anna resume: “Me diverti muito trabalhando com pessoas diferentes e projetando os cursos de maneira criativa”.
O Serviço Voluntário Federal não só proporcionou a Anna uma importante experiência, mas também abriu caminho para um futuro promissor no setor educacional. E quem sabe – talvez em breve ela esteja a formar a próxima geração de formadores de primeiros socorros!