Bremen: Tantas rotas em apenas 8 minutos – classificação máxima da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bremen é classificada como uma cidade de 8 minutos, oferece distâncias curtas para destinos do dia a dia e foca no desenvolvimento urbano sustentável.

Bremen wird als 8-Minuten-Stadt klassifiziert, bietet kurze Wege zu Alltagszielen und setzt auf nachhaltige Stadtentwicklung.
Bremen é classificada como uma cidade de 8 minutos, oferece distâncias curtas para destinos do dia a dia e foca no desenvolvimento urbano sustentável.

Bremen: Tantas rotas em apenas 8 minutos – classificação máxima da cidade!

Bremen, a charmosa cidade às margens do Weser, tem lutado por um lugar de destaque no ranking nacional de cidades. Segundo estudo do Instituto Federal de Pesquisas Construtivas, Urbanas e Espaciais (BBSR), Bremen é uma das cidades com percursos mais curtos no dia a dia. A acessibilidade média de destinos importantes é de apenas 7,9 minutos a pé ou de bicicleta. Isto significa que Bremen é orgulhosamente classificada como uma “cidade de oito minutos”, o que significa que os cidadãos podem chegar a quase todos os destinos do dia-a-dia neste período. Quem compara com Bremerhaven está avisado, porque lá demora em média 8,2 minutos, enquanto a média nacional é de 14,6 minutos - tem alguma coisa aí! kreiszeitung.de relata que esses valores não são apenas teóricos, mas aumentam significativamente a qualidade de vida de Bremen.

Em Bremen as distâncias são muitas vezes ainda mais curtas, especialmente em bairros centrais como Mitte, Ostliche Vorstadt e Neustadt, onde farmácias, supermercados e drogarias às vezes só podem ser alcançados em cinco minutos. No entanto, também existem distritos como Oberneuland e Seehausen onde os residentes têm de reservar até 25 minutos para as tarefas diárias. Estas diferenças resultam principalmente das regiões rurais periféricas, que possuem uma infra-estrutura mais escassa. [weser-kurier.de](https://www.weser-kurier.de/bremen/kurze-wege-bremen-ist-eine-acht- Minuten-stadt-doc828v3db275f15jy5rltw) destaca que o estudo também inclui a acessibilidade de 24 destinos diferentes do dia a dia, incluindo supermercados, clínicos gerais e creches centros.

Modelo em planejamento urbano

O modelo de “cidade de 15 minutos”, desenvolvido por Carlos Moreno em 2016, ganha cada vez mais importância. Este conceito visa projetar cidades para que tudo o que é importante possa ser alcançado em 15 minutos. Esta abordagem pretende não só melhorar a qualidade de vida, mas também reduzir a poluição atmosférica e as emissões de CO₂. O foco está em medidas como a expansão de ciclovias e centros urbanos sem carros. Cidades como Paris e Viena já implementaram o modelo com sucesso, enquanto Bremen seguiu o seu próprio caminho com a introdução da “Cidade dos Dez Minutos” em 2021. Isto mostra que Bremen está a trabalhar para melhorar as condições de vida não só quantitativamente, mas também qualitativamente.

Com um índice de 76 em 100 pontos para amenidades locais, Bremen é um dos melhores municípios da Alemanha e, portanto, ocupa um lugar entre as 100 principais cidades. O grupo parlamentar do SPD reconheceu que ainda há espaço para melhorias no que diz respeito à sustentabilidade, mas Bremen tem potencial para melhorar ainda mais. Uma comparação com cidades como Hanôver (6,4 minutos), Dresden (7 minutos) ou Nuremberga (6,7 minutos) mostra que Bremen ainda não está no topo, mas a cidade tem tudo para continuar a progredir.

  • Durchschnittliche Wegezeit in Bremen: 7,9 Minuten
  • Durchschnittliche Wegezeit in Bremerhaven: 8,2 Minuten
  • Bundesweiter Durchschnitt: 14,6 Minuten
  • Dauer auf dem Land: 31 Minuten
  • Top 5 Städte im Vergleich:
    • Hannover: 6,4 Minuten
    • Nürnberg: 6,7 Minuten
    • Dresden: 7 Minuten
    • Essen: 7,3 Minuten
    • Bremen: 7,9 Minuten

A população de Bremen pode orgulhar-se da sua cidade, que, apesar dos desafios no caminho para se tornar uma cidade de 15 minutos, segue uma tendência positiva. Pode-se dizer: o Bremen tem uma boa mão e as distâncias curtas poderão em breve tornar-se ainda mais curtas!

Quellen: