Onda de falências: Tecido fecha filiais e inicia liquidações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O grupo têxtil “Der Stoff” pede falência e fecha filiais em Bremen-Vegesack e Wiesbaden. Reforma planejada.

Die Textilgruppe "Der Stoff" meldet Insolvenz an, schließt Filialen in Bremen-Vegesack und Wiesbaden. Sanierung geplant.
O grupo têxtil “Der Stoff” pede falência e fecha filiais em Bremen-Vegesack e Wiesbaden. Reforma planejada.

Onda de falências: Tecido fecha filiais e inicia liquidações!

Atualmente há notícias sombrias na indústria têxtil alemã. O grupo de empresas “Der Stoff”, que tem 37 filiais na Alemanha e emprega quase 300 pessoas, pediu falência em 1 de outubro de 2025. Isto é relatado pelo General da Vestefália. O grupo é composto por duas empresas: Der Stoff Stoffhandels GmbH e Hemkon GmbH. Depois de algumas filiais já terem sido fechadas, mais três locais em Wiesbaden, Bremen-Vegesack e Naumburg serão agora encerrados no final de Novembro e no final de Dezembro. Os fechamentos afetam onze funcionários que perderão seus empregos.

Segundo a empresa, os motivos dos fechamentos são as perdas contínuas nas agências afetadas. O tribunal distrital de Nordhorn abriu um processo de insolvência e o grupo está num processo de reestruturação auto-responsável. Eric Coordes, o especialista responsável em reestruturação, está optimista em relação à reestruturação e sugere que o processo poderá ser concluído no início do próximo ano. Está também a ser desenvolvido um plano de insolvência que prevê a reestruturação da Hemkon e da Der Stoff Stoffhandels GmbH. A estrutura acionista permanece inalterada enquanto o conteúdo do plano é coordenado com a administração.

Visão da situação atual da indústria têxtil

A insolvência de “Der Stoff” não é o único sinal de alerta na indústria. Segundo estatísticas do Escritório Federal de Estatística As falências na indústria têxtil e de vestuário alemã têm aumentado durante anos. A evolução de 2008 a 2024 mostra que muitas empresas deste setor da economia enfrentaram dificuldades, o que só aumenta os desafios para a indústria.

O grupo de empresas “Der Stoff” foi fundado há 25 anos e gerou vendas de 13 milhões de euros em 2024. No final de 2024, a empresa ainda operava 39 filiais antes dos primeiros encerramentos ocorrerem em Hamburgo e Dinslaken. A loja online “Der Stoff” também entrou com pedido de falência, o que complica ainda mais a situação. Haverá também uma liquidação parcial em Wilhelmshaven, onde também são esperados descontos significativos.

O Centro do Consumidor da Baixa Saxônia aconselha os clientes do DefShop a tomarem medidas para não perderem seu dinheiro, mas a incerteza permanece. O ânimo geral do consumidor está a sofrer e muitos consumidores parecem actualmente não estar dispostos a gastar o seu dinheiro em novos têxteis. Estas circunstâncias reflectem-se nos desenvolvimentos actuais e nos relatórios de insolvência em curso na indústria, nos quais “Der Stoff” não está sozinho. A gravidade da situação actual deixa claro que o sector têxtil se encontra numa fase crítica.

Quellen: