O Emmabank em Bürgerpark: monumento histórico brilha com novo esplendor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 14 de agosto de 2025, o Emmabank restaurado será inaugurado no Bürgerpark de Bremen, um símbolo de preservação de monumentos e adaptação climática.

Am 14.08.2025 wird die restaurierte Emmabank im Bremer Bürgerpark eingeweiht, ein Symbol für Denkmalpflege und Klimaanpassung.
Em 14 de agosto de 2025, o Emmabank restaurado será inaugurado no Bürgerpark de Bremen, um símbolo de preservação de monumentos e adaptação climática.

O Emmabank em Bürgerpark: monumento histórico brilha com novo esplendor!

Algo está acontecendo novamente no Bürgerpark de Bremen: o histórico Emmabank brilha com novo esplendor após extensa restauração. Este banco de parque classicista, construído em 1868 em homenagem à Santa Condessa Emma von Lesum, está mais uma vez à vista do popular Café Emma am See. Graças ao trabalho dedicado do pedreiro Mike Andrä, bem como ao apoio da Citizens' Park Association, da Fundação Karin e Uwe-Hollweg e da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos, o Emmabank foi reconstruído com sucesso. Weser-Kurier relata os desafios que surgiram durante a restauração.

Um miniguindaste especial com capacidade de elevação de cinco toneladas ajudou na desmontagem e reconstrução. Mike Andrä, responsável pela manutenção e restauração de cerca de 30 monumentos no Bürgerpark desde janeiro de 2023, está realizando o trabalho com uma equipe experiente. Embora o banco esteja atualmente cercado por cercas de construção e em um canteiro de obras, a expectativa da população de Bremen é palpável. Muitas consultas sobre o banco mostram grande interesse neste pedaço da história.

História e significado do Emmabank

A lenda da condessa Emma von Lesum é agora amplamente conhecida. Esta senhora é uma figura importante para muitos cidadãos de Bremen como patrona do Bürgerpark. Em 1032, segundo a lenda, ela ajudou uma delegação de cidadãos de Bremen numa disputa por pastagens, prometendo dar-lhes forragem para o gado. Mesmo que esta doação não possa ser verificada historicamente, a história rendeu muitas homenagens para Emma, ​​​​que acabou se tornando uma das figuras centrais do Bürgerpark. No entanto, tudo isto só aconteceu após financiamento e iniciativa dos cidadãos em 1866. Hoje, o Bürgerpark, com os seus 136 hectares, é considerado um dos maiores espaços verdes da cidade, um local que oferece ao mesmo tempo relaxamento e um convite a uma viagem histórica. Cuidado do monumento tem histórias emocionantes para contar aqui.

As mudanças climáticas desempenharam um papel na restauração do Emmabank. A bancada cedeu devido à secura do subsolo, o que também se deve às alterações climáticas. A fundação original tinha apenas 50 cm de profundidade, mas a empresa Kathmann aprofundou-a até uns respeitáveis ​​2,80 m para dar à bancada uma base estável. Isso mostra o quão importante é a interação do artesanato e do conhecimento moderno na preservação de monumentos. ICOMS enfatiza que as alterações climáticas representam um desafio constante na proteção do nosso património cultural.

Por fim, pode-se dizer que após a conclusão das obras, na segunda semana de setembro, o Bürgerpark será um local onde a história e a natureza coexistem harmoniosamente. Com o seu estado imaculado e as juntas recentemente preenchidas, o Emmabank está pronto para receber os inúmeros visitantes que aí querem conhecer e ficar.

Quellen: