Idosa assaltada em drogaria: polícia prende autor em flagrante!
A polícia de Bremen informa sobre os roubos em curso em Vahr, nos quais idosos estão se tornando vítimas de ladrões astutos.

Idosa assaltada em drogaria: polícia prende autor em flagrante!
Em 12 de agosto de 2025, a polícia respondeu a um incidente notável no distrito de Vahr, em Bremen. Dois supostos ladrões, de 22 e 31 anos, foram presos após roubar objetos de valor de uma idosa de 82 anos em uma drogaria. O suspeito de 22 anos distraiu a idosa enquanto seu cúmplice roubava uma carteira e um smartphone de sua bolsa. Um atento detetive da loja conseguiu observar os dois perpetradores, segui-los e alertar a polícia. Os suspeitos foram presos rapidamente e o saque foi devolvido à idosa.
Os dois homens, cidadãos argelinos, tiveram vários desentendimentos anteriores com a lei por crimes semelhantes contra a propriedade. O mais novo dos dois foi libertado após a conclusão das medidas policiais, enquanto o Ministério Público ordenou a continuação das medidas para o suspeito de 31 anos. Ainda não está claro se um mandado de prisão será emitido, pois existe o risco de fuga e reincidência.[ Notícias hoje ] relata os detalhes.
Roubo fraudulento em Kurt-Schumacher-Allee
Outro incidente semelhante ocorreu em Kurt-Schumacher-Allee, onde uma mulher de 87 anos foi vítima de um roubo fraudulento. O autor do crime se passou por auxiliar de médico e vestiu jaleco branco para entrar no apartamento do idoso. O pretexto foi a suposta investigação de danos causados pela água no consultório médico abaixo. Enquanto a idosa se distraía, o autor do crime conseguiu roubar dinheiro no valor de 100 euros e um telemóvel no valor de mais de 900 euros.
A idosa ficou desconfiada quando posteriormente questionou a prática e soube que não houve danos causados pela água. Isso mostra mais uma vez como é importante ter cuidado nesses casos. A polícia de Bremen alerta os idosos para não permitirem a entrada de estranhos nas suas casas e pede ajuda para identificar o autor do crime. Informações podem ser fornecidas pelo telefone (0421) 362 3888.[ Correio Weser ] fornece mais informações sobre este incidente.
Aumento de crimes entre idosos
Estes incidentes lançam luz sobre um problema crescente: cada vez mais pessoas idosas estão nas manchetes como perpetradoras. Cerca de 10% dos suspeitos têm agora mais de 60 anos. As alterações demográficas significam que o número de reformados na nossa sociedade está a aumentar e os estudos mostram que, em particular, os pequenos crimes, como o roubo e a fraude, estão a aumentar. O professor Stefan Pohlmann, da Universidade de Munique, estudou intensamente os crimes relacionados com a idade e explica: “Os crimes graves são raros entre os idosos – os crimes mais comuns são os crimes menores.”[ Jornal noturno de Munique ]
Os motivos para tais atos são variados: o tédio, o desejo de variedade ou mesmo problemas de controle de impulsos podem desempenhar um papel. Muitos idosos sentem-se mais seguros quando furtam em lojas porque muitas vezes são vistos como confiáveis. Isto levanta sérias questões sobre a compreensão e abordagem do crime relacionado com a idade. As propostas de penas alternativas, como o serviço comunitário ou o serviço comunitário, estão a tornar-se cada vez mais importantes para promover a integração destas pessoas e dar-lhes a oportunidade de uma vida livre de penas.