O Norte da Alemanha luta por luz mais barata: Vozes fortes do Norte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os líderes governamentais do Norte da Alemanha apelam a diferentes zonas de preços da electricidade para reduzir os preços da electricidade e promover as energias renováveis.

Norddeutsche Regierungschefs fordern unterschiedliche Strompreiszonen zur Senkung der Strompreise und Förderung erneuerbarer Energien.
Os líderes governamentais do Norte da Alemanha apelam a diferentes zonas de preços da electricidade para reduzir os preços da electricidade e promover as energias renováveis.

O Norte da Alemanha luta por luz mais barata: Vozes fortes do Norte!

A discussão sobre os preços da electricidade na Alemanha está a assumir novas dimensões. Os chefes de governo de Hamburgo, Schleswig-Holstein, Bremen e Brandenburg exigem em voz alta Mundo a abolição da zona uniforme de licitação de eletricidade. Esta exigência visa introduzir diferentes zonas de licitação de eletricidade, a fim de reduzir os preços da eletricidade, em particular no norte da Alemanha. A energia eólica proveniente do Norte tem crescido significativamente nos últimos anos, mas a expansão das redes eléctricas necessárias no Sul está atrasada.

Como explica o primeiro presidente da Câmara de Hamburgo, Peter Tschentscher (SPD), diferentes zonas de licitação de electricidade oferecem um incentivo para a expansão regional das redes eléctricas e das energias renováveis. O primeiro-ministro de Brandemburgo, Dietmar Woidke (SPD), também vê a distribuição dos preços da electricidade como uma solução possível, especialmente se a expansão da rede abrandar. O objectivo é claro: as regiões com boas energias renováveis ​​devem beneficiar de preços mais baixos, enquanto as áreas com preços mais elevados são colocadas sob pressão para expandir as suas redes e energias renováveis.

Diferenças regionais em foco

A necessidade de diferentes zonas de preços da eletricidade também é destacada por um novo estudo da UE. Isto recomenda dividir a Alemanha em várias regiões eléctricas, a fim de regular o grande desequilíbrio entre a oferta e a procura. Embora o norte da Alemanha seja abençoado com muita energia eólica, o sul simplesmente precisa de mais eletricidade. A falta de linhas eléctricas significa que estão a ser iniciadas centrais eléctricas a gás no sul, o que está a fazer com que os preços subam ainda mais notícias diárias.

A discussão atual gira em torno da questão do número ideal de zonas. Exemplos de outros países, como a Suécia, que está dividida em quatro zonas de preços desde 2011, mostram que tais modelos podem definitivamente funcionar. A vantagem das zonas de preços regionais seria uma melhor utilização das energias renováveis ​​e o alívio da rede, o que seria particularmente atraente para empresas em regiões ricas em electricidade. De acordo com o estudo ENTSO-E, a introdução de diferentes zonas de preços poderia levar a poupanças no valor de milhões em toda a Alemanha Funk alemã.

Encontre resistência

No entanto, também há resistência a estes planos. A Baviera, em particular, rejeita sempre a partilha de preços porque teme que isso possa levar a uma desvantagem competitiva para as empresas do sul. Para as empresas, os potenciais preços da eletricidade aumentarão em regiões com elevada procura, o que poderá levar a um êxodo destas áreas.

Embora o governo federal esteja actualmente a aderir à zona uniforme de licitação de electricidade, novos desenvolvimentos e propostas mostram a necessidade e urgência de repensar. O preço da eletricidade em meados de 2025 será de cerca de 40 cêntimos por quilowatt-hora – ligeiramente inferior ao do ano anterior, mas ainda acima do nível anterior à crise energética de 2022. Uma mudança para zonas de preços regionais poderia melhorar de forma sustentável a estrutura do mercado e avançar na transição energética.

Resta saber se os políticos responderão às vozes dos estados do norte da Alemanha ou se a zona de preços uniformes continuará a existir.

Quellen: