Operação policial em Bremen: homem dominado por arma de airsoft!
A polícia em Bremen-Findorff interveio após relatos de um homem armado. Prisão de alcoólatra de 64 anos com arma de airsoft. As investigações estão em andamento.

Operação policial em Bremen: homem dominado por arma de airsoft!
Um incidente incomum causou comoção em Bremen-Findorff na noite de sábado, 9 de agosto. Por volta das 20h20, testemunhas preocupadas relataram um homem manuseando uma arma na Willy-Brandt-Platz. A polícia reagiu rapidamente e protegeu a área antes que os serviços de emergência pudessem dominar o homem de 64 anos. O homem foi imobilizado no chão e preso com algemas.
A “arma” em questão era uma pistola de airsoft que foi confiscada pelas forças de segurança. Ao ser preso, o homem apresentava comportamento psicológico incomum e também estava claramente sob efeito de álcool. Ele foi, portanto, posteriormente enviado para uma avaliação psiquiátrica. O incidente continua a ser investigado pela polícia, a fim de esclarecer as circunstâncias e descartar possíveis perigos adicionais. Weser-Kurier relata que tais situações em que as armas são manuseadas são extremamente perigosas para todos os envolvidos.
Controles mais rígidos na área da estação
Como parte da operação, também foram realizadas verificações extensas na área adjacente da estação. Estes prolongaram-se noite adentro e centraram-se no combate às drogas e ao crime nas ruas. Um total de 73 pessoas foram controladas naquela noite, algumas das quais eram responsáveis por violações da lei sobre armas. Neste contexto, foram confiscados vários bens, nomeadamente facas, spray repelente para animais e diversas drogas, como cannabis e ecstasy. A polícia também emitiu 19 expulsões. [Imagem] fornece mais detalhes sobre as medidas policiais e as investigações adicionais.
Os incidentes em Bremen levantam questões sobre a situação atual da legislação sobre armas na Alemanha. O governo está actualmente a trabalhar para regulamentar a posse de armas de forma mais rigorosa, principalmente para restringir o acesso de pessoas com doenças mentais. Estes esforços são uma resposta direta a acontecimentos trágicos, como os assassinatos racistas em Hanau em 2020, nos quais o perpetrador possuía armas legalmente, apesar dos problemas psicológicos. [DW] informa sobre as medidas de aperto necessárias que foram iniciadas na sequência destes incidentes. Há também uma demanda pela introdução de novos tipos de testes psicológicos para aquisição de cartões de posse de armas.
Na Alemanha, cerca de um milhão de pessoas possuem armas legalmente e, no total, existem mais de cinco milhões de armas de fogo. Todos os anos, cerca de 155 pessoas morrem por causa de tiros em nosso país. Tendo em conta estes números, é compreensível que o debate público sobre os direitos das armas, a segurança e o tratamento de pessoas com doenças mentais no âmbito da compra de armas esteja a ganhar impulso. O membro do Bundestag Verde, Marcel Emmerich, por exemplo, pede que informações sobre doenças mentais sejam obtidas dos requerentes, enquanto a Associação Alemã de Rifles expressa preocupações sobre a proteção de dados.
Tendo em conta os acontecimentos recentes e a discussão em curso sobre os direitos das armas, espera-se que tanto as medidas preventivas como os controlos eficazes se tornem mais importantes. O incidente em Willy-Brandt-Platz não deixa de ter repercussões para o povo de Bremen.