Bremen toma medidas: Proibição noturna de cortadores de grama robóticos para proteger ouriços!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 17 de outubro de 2025, Bremen proibirá o uso noturno de cortadores de grama robóticos para proteger ouriços e outros animais selvagens.

Bremen verbietet ab dem 17. Oktober 2025 nächtlichen Einsatz von Mährobotern zum Schutz von Igeln und anderen Wildtieren.
A partir de 17 de outubro de 2025, Bremen proibirá o uso noturno de cortadores de grama robóticos para proteger ouriços e outros animais selvagens.

Bremen toma medidas: Proibição noturna de cortadores de grama robóticos para proteger ouriços!

A partir de 17 de outubro de 2025, uma proibição de cortadores de grama robóticos durante a noite entrará em vigor em Bremen. O Senado Ambiental da cidade tomou esta decisão para proteger o ouriço e outros animais selvagens ameaçados de extinção. No futuro, os cortadores de relva robóticos só poderão ser utilizados 30 minutos após o nascer do sol até 30 minutos antes do pôr do sol. A violação deste regulamento pode ser punida com multas até 25 mil euros, mesmo que nenhum animal fique ferido. O senador financeiro Björn Fecker, dos Verdes, enfatiza a importância de proteger as espécies ameaçadas.

Os números falam por si: a população de ouriços na Alemanha, que está na lista de alerta precoce da Lista Vermelha da Baixa Saxónia, está a diminuir drasticamente. De acordo com a NABU da Baixa Saxônia, o uso de cortadores de grama robóticos representa uma ameaça crescente para esses pequenos animais, que atuam principalmente ao anoitecer e à noite. Eles são particularmente vulneráveis ​​durante suas incursões noturnas em busca de alimento, pois não são animais voadores e só se enrolam quando ameaçados. As lâminas afiadas e em rotação rápida dos cortadores de relva robóticos podem causar ferimentos fatais, o que aumenta ainda mais o perigo.

As proibições de dirigir à noite estão em alta

A proibição em Bremen não é a única. Cada vez mais cidades na Alemanha estão a impor proibições semelhantes de condução nocturna para cortadores de relva robóticos, a fim de dar uma oportunidade aos ouriços. Alto CONVENÇÃO Municípios como Colónia e Nuthetal já são pioneiros nesta iniciativa em 2024. Atualmente existem proibições de condução noturna em Göttingen, Hildesheim, Bayreuth, Chemnitz, Dortmund, Düsseldorf, Erfurt, Herne, Leipzig e Mainz, entre outros. Esses regulamentos geralmente se aplicam 30 minutos antes do pôr do sol até 30 minutos após o nascer do sol.

Não são apenas os cortadores de grama robóticos que colocam os ouriços em perigo; a destruição de seus habitats também contribui para o perigo. A NABU apela, portanto, a uma proibição nacional de condução nocturna para todos os cortadores de relva robóticos, a fim de proteger a população de ouriços e a biodiversidade. Porque menos insetos também significa menos comida para os ouriços, forçando-os a usar fontes de alimentos não saudáveis, como os caracóis, que carregam parasitas.

Dicas para um jardim adequado para ouriços

Para evitar que os ouriços fiquem ainda mais ameaçados, grupos de conservação da natureza recomendam algumas medidas para tornar os jardins mais amigos dos ouriços:

  • Einheimische Stauden und Gehölze pflanzen.
  • Auf Pestizide und Chemikalien verzichten.
  • Laub, Äste und Gestrüpp als Nistmaterial belassen.
  • Durchgänge zu Nachbargärten einrichten.
  • Mähroboter und häufiges Mähen vermeiden.
  • Kräuterrasen statt klassischen Nutzrasen wählen.

A NABU também alerta que os vizinhos devem ser informados sobre os perigos dos cortadores de relva robóticos e perguntar sobre a proibição de condução nocturna na sua própria comunidade.

No geral, é importante oferecer novamente aos ouriços um habitat seguro e impedir o seu declínio - porque eles estão na lista vermelha. Com a sua proibição, o Senado Ambiental de Bremen deu um primeiro passo importante na direção certa.

Embora o ministro do Ambiente da Baixa Saxónia esteja a pensar em introduzir a detecção automática de ouriços, a NABU considera esta medida inadequada. Resta saber que medidas adicionais serão tomadas para proteger os ouriços.

Quellen: