Bremen sob alarme de engarrafamento: Ponte Weser restrita até 2027!
Bremen: As atuais obras de construção da Ponte Weser levarão a restrições de tráfego até 2027. Saiba mais sobre as medidas de renovação.

Bremen sob alarme de engarrafamento: Ponte Weser restrita até 2027!
Engarrafamentos e desvios, o novo normal na A1: As extensas obras de construção da ponte Weser, perto de Bremen, já colocaram à prova a paciência de muitos passageiros. Começa na manhã de segunda-feira a renovação da estrada no sentido de Hamburgo, obra que deverá durar até 2027. Durante o período de construção, o trânsito será direcionado para duas faixas no sentido norte e duas no sentido Osnabrück, o que não deu motivos para abrandar no último fim de semana, após longos tempos de espera e quilómetros de engarrafamentos. A passagem na direção de Osnabrück foi reduzida a uma única faixa da tarde de sexta-feira até a manhã de segunda-feira, o que sobrecarregou significativamente o tráfego, conforme relatado por butenunbinnen.de.
Mas o que realmente está por trás desse trabalho? Durante uma inspeção de rotina na ponte, foram descobertos danos nos rolamentos, exigindo reparos urgentes. Para restaurar a funcionalidade da ponte, a DEGES iniciou a instalação de reforços de encurvadura. Estes estabilizam vigas que correm o risco de encurvar e garantem a capacidade de carga da ponte, especialmente no interior da viga oca central. Além disso, nos últimos dias foi aplicada nova proteção contra corrosão e o trabalho de detonação na construção da borda oca interna foi concluído, como explica DEGES.
Obras e restrições de trânsito
As referidas obras, que durarão vários anos, serão acompanhadas de restrições temporárias de circulação. Outras obras de reparação já estão previstas para dois fins de semana de fevereiro, o que só proporcionará faixa para veículos que trafegam no sentido Osnabrück à noite, a partir das 18h. às 12h O mesmo se aplica à noite de 22 para 23 de fevereiro em direção a Hamburgo. Esta circunstância levanta a questão de como os passageiros e viajantes podem lidar com isso.
Também é interessante saber que a Alemanha possui uma extensa infra-estrutura de transportes com cerca de 40.300 pontes. Ainda assim, muitos destes viadutos, a maioria dos quais construídos entre 1960 e 1985, enfrentam enormes desafios. O aumento do tráfego pesado e a estrutura etária exigem um extenso programa de modernização de pontes. O objetivo deste programa é adaptar a infraestrutura existente às exigências atuais em termos de capacidade de carga e segurança rodoviária, conforme pode ser lido no site do Ministério Federal da Digital e dos Transportes.
Até que a renovação da Ponte Weser seja concluída, os utentes da estrada terão de se preparar para tempos de viagem mais longos e possíveis desvios. Resta esperar que as obras avancem rapidamente e que em breve a ponte esteja novamente totalmente transitável.