Experimente a história de Bremen: Dia do Monumento Aberto em 14 de setembro!
Em 14 de setembro de 2025, Bremen abrirá locais históricos para o Open Monument Day. Experimente visitas guiadas e destaques arquitetônicos.

Experimente a história de Bremen: Dia do Monumento Aberto em 14 de setembro!
No domingo, 14 de setembro de 2025, Bremen abrirá para o evento deste ano Dia do Monumento Aberto suas portas para mais de 40 locais históricos. Sob o lema “Valioso: inestimável ou insubstituível?” Os interessados podem experimentar inúmeras visitas guiadas e conhecer de perto a rica história da cidade.
Destaques particulares são edifícios históricos bem conhecidos como este Casa da Cidadania. Esta obra-prima modernista, projetada pelo arquiteto Wassili Luckhardt, foi construída entre 1962 e 1966. É caracterizada por um edifício com estrutura de concreto armado com fachada de vidro e é um edifício classificado desde 1992. Uwe Schwartz, do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos, enfatiza que os impressionantes triângulos afilados do telhado combinam harmoniosamente com a arquitetura da praça do mercado. Os interiores oferecem vistas deslumbrantes da praça do mercado através de janelas do chão ao teto.
Visitas guiadas e outros monumentos
Os passeios na Bürgerschaft começam às 11h e terminam às 17h. no Am Markt 20. Além desse destaque arquitetônico, os visitantes também podem conhecer os murais do Casa Heineken Admire pinturas criadas por prisioneiros de guerra franceses. Embora estes murais restaurados não estejam listados, serão apresentados em dois passeios especiais para jovens, às 13h e às 14h. As inscrições são possíveis pelo telefone 0421/36110040; O local do evento é Sandstrasse 3.
Outro edifício impressionante é o antigo Estação Lloyd, que agora funciona como Courtyard by Marriott Hotel. A história é mantida viva aqui como ponto de partida para muitos viajantes. A fachada neobarroca do arquiteto Rudolf Jacobs foi construída em 1913 e apresenta uma impressionante escadaria, bem como fotografias históricas e itens de arquivo. Os passeios começam às 11h e o ponto de encontro é no lobby do hotel, Theodor-Heuss-Allee 2.
Uma vista da cidade velha
A cidade velha de Bremen, muitas vezes referida como a “boa sala de Bremen”, está rodeada por edifícios históricos, como a Câmara Municipal gótica e o Bremen Roland, ambos Património Mundial da UNESCO. Estes monumentos clássicos não moldam apenas a paisagem urbana, mas também a história da cidade. A Böttcherstrasse, onde antes eram feitos barris, é hoje uma obra de arte e abriga o primeiro museu do mundo dedicado a uma artista feminina - Paula Modersohn-Becker.
Os interessados pagam 18,00€, incluindo IVA, por uma visita guiada pelo centro histórico de Bremen. A inscrição não é obrigatória, mas recomendada. Os ingressos podem ser adquiridos no local em dinheiro; O ponto de encontro do passeio é em frente à entrada principal da Catedral de St. Petri. Passeio pela cidade de Bremen oferece informações detalhadas sobre este e outros passeios pela cidade.
Um total de até 50 pontos de referência em Bremen e Bremerhaven podem ser visitados neste dia. A lista completa dos locais e a programação detalhada podem ser visualizadas no site da Bremen Monument Preservation.