Baixa Saxônia debate política Corona: lições da pandemia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 9 de outubro de 2025, o parlamento estadual da Baixa Saxônia discutirá a revisão da política Corona e as medidas para combater a pandemia.

Am 9.10.2025 diskutiert der Niedersächsische Landtag die Aufarbeitung der Corona-Politik und Maßnahmen zur Bekämpfung der Pandemie.
Em 9 de outubro de 2025, o parlamento estadual da Baixa Saxônia discutirá a revisão da política Corona e as medidas para combater a pandemia.

Baixa Saxônia debate política Corona: lições da pandemia!

Na quinta-feira, 9 de outubro de 2025, em Parlamento estadual da Baixa Saxônia discutiu a revisão da política Corona. A partir das 9h estarão na ordem do dia os resultados das medidas tomadas durante a pandemia e as lições para futuras crises. A razão deste debate é um pedido do grupo parlamentar da AfD, que gostaria de avaliar a eficácia das medidas tomadas. A Baixa Saxónia conseguiu inverter a situação na discussão sobre a pandemia e pode recordar bons resultados numa comparação nacional.

O Governo do estado da Baixa Saxônia Actualmente não vê razão para uma comissão de investigação separada, uma vez que as conclusões de uma comissão especial já existente foram incorporadas no planeamento. Isto é enfatizado pelo Ministro Dr. Andreas Philippi, que respondeu a uma pergunta urgente do grupo parlamentar da AfD. Ele enfatiza que a Baixa Saxónia agiu de forma proativa para proteger os grupos vulneráveis ​​e estabilizar o sistema de saúde durante a pandemia.

Documentos internos e auditorias em andamento

Um ponto-chave da revisão são os documentos internos das reuniões de crise do Instituto Robert Koch (RKI), publicados em março de 2024. A publicação surgiu como resultado de uma ação movida pela revista online Multipolar, bem como pelo notícias diárias relatado. Os protocolos fornecem informações sobre os processos de tomada de decisão da época e a extensa situação dinâmica que tornou necessária a adaptação contínua das medidas.

As últimas medidas COVID-19 foram tomadas em 7 de abril de 2024, depois que o Ministro Federal da Saúde, Karl Lauterbach, declarou anteriormente o fim da pandemia em 1º de abril de 2023. O virologista Hendrik Streeck, membro do Conselho de Especialistas Corona, não vê nenhum escândalo significativo nos protocolos RKI, mas enfatiza que as discussões não foram suficientemente públicas.

Traços e perspectivas sociais

Os anos Corona deixaram claramente a sua marca na sociedade, como evidenciado pelos debates em curso sobre como chegar a um acordo com eles. O tema é calorosamente debatido. Enquanto o FDP e a União pressionam por uma comissão de estudo para examinar as medidas pandémicas, o SPD deixa claro que continuarão a realizar avaliações contínuas, mas não é a favor de tal comissão. Os Verdes apoiam a ideia de uma revisão parlamentar, mas permanecem céticos quanto a uma solução baseada em comissões.

Além disso, outro tema explosivo também está a ser discutido no plenário do parlamento estadual: o terrível ato de violência em Oldenburg, no qual um homem de 59 anos atirou na sua parceira de 35 anos e nos seus dois filhos antes de tirar a própria vida, também é discutido. Lidar com a violência contra as mulheres é outro ponto importante do debate, que pretende acentuar o foco político nas condições na Baixa Saxónia.

Resta saber se a aceitação das medidas Corona pode promover uma sociedade de reconciliação. A necessidade de respostas claras e de uma forma transparente de lidar com os acontecimentos dos últimos anos continuará certamente a ser elevada.

Quellen: