Bremen-Nord em um frenesi cinematográfico: 915 visitantes celebram Lux Freilicht”!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em setembro de 2025, o evento “Lux Freilicht” em Bremen-Nord celebrou o sucesso do cinema ao ar livre e da consciência ambiental com 915 visitantes.

Im September 2025 feierte die "Lux Freilicht"-Veranstaltung in Bremen-Nord mit 915 Besuchern den Erfolg von Open-Air-Kino und Umweltbewusstsein.
Em setembro de 2025, o evento “Lux Freilicht” em Bremen-Nord celebrou o sucesso do cinema ao ar livre e da consciência ambiental com 915 visitantes.

Bremen-Nord em um frenesi cinematográfico: 915 visitantes celebram Lux Freilicht”!

A temporada “Lux Freilicht” em Bremen-Nord terminou este ano com um sucesso retumbante. No total, foram apresentados filmes extraordinários em oito noites e em sete locais diferentes. O resultado positivo: 915 visitantes compareceram aos eventos, o que representa um aumento significativo em relação aos 700 convidados do ano passado. Jörn Hein, da Câmara dos Funcionários, foi positivo quanto à excelente resposta e enfatizou que cerca de dois terços dos convidados vieram do norte de Bremen, enquanto 17 por cento vieram da própria cidade e 11 por cento dos arredores. O evento visa fortalecer a identidade do norte de Bremen e colocar em destaque lugares menos conhecidos, o que claramente conseguiu fazer.

Um destaque particularmente notável foi a exibição do filme de animação vencedor do Oscar “Flow”. Isto mostrou animais de forma impressionante lutando contra um evento natural catastrófico e atraiu numerosos novos visitantes à estação ecológica. A exibição do filme “Eu sou o rio, o rio sou eu” no Lesumhafen foi particularmente concorrida, com 180 espectadores registando o maior número de participantes. Devido às sequências de chuva no filme, a maioria dos convidados permaneceu fiel mesmo quando realmente choveu. Os organizadores Krol e Hein receberam apoio ativo do cinema municipal City 46.

Sustentabilidade e consciência ambiental

No âmbito da série “Lux Freilicht”, a programação incluiu não só filmes de entretenimento, mas também temas relevantes que fizeram pensar. O documentário “Onde os Rios Desaparecem” abordou a questão premente da escassez de água e destaca os desafios crescentes colocados pelo consumo de água na agricultura, que ocupa 70% da água doce. Os cineastas Manuel Daubenberger e Felix Meschede utilizaram imagens impressionantes para mostrar como o uso excessivo de rios como o Ebro e o Colorado está diretamente ligado ao consumo excessivo de carne. A responsabilidade das empresas agrícolas, que obtêm lucros imensos através do consumo de água, também foi apontada.

Outro aspecto do filme abordou a poluição da água proveniente da indústria têxtil, responsável por 20% da contaminação global. O diálogo com os autores após a performance teve como objetivo discutir soluções e transmitir ideias. A liberdade de entrada permitiu que muitos se envolvessem nestas questões prementes.

Continuação em perspectiva

“Lux Freilicht” obteve uma popularidade notável este ano e há grande interesse numa sequência em 2026. No entanto, os organizadores dependem de garantir a rubrica orçamental necessária para garantir a realização dos eventos. Além disso, o conceito de conectar os filmes aos seus locais de exibição foi considerado extremamente bem-sucedido nos bairros culturalmente desfavorecidos de Bremen-Nord nos três anos de sua existência. A seleção diversificada de locais para apresentações, como o prado natural do departamento de canoagem de Tura, o jardim da Fundação de Arte e Cultura Kränholm e o Parque Wätjen, promovem o networking comunitário e a experiência compartilhada de arte e natureza.

O evento se consolidou como um destaque cultural e uma plataforma para trazer importantes questões sociais para o centro das atenções. Só podemos esperar que esta bela tradição continue e que as próximas gerações também possam descobrir a beleza e os desafios da natureza.

Como relata o Weser-Kurier, o feedback positivo não é coincidência. A visão dos organizadores é ainda promovida através da cooperação com a Câmara dos Funcionários de Bremen e outros parceiros locais. O taz também está entusiasmado com a combinação de responsabilidade social e expressão artística que caracteriza a série.

Quellen: