Acidente fatal numa passagem de nível: Quão seguras são as rotas de Bremen?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 28 de agosto de 2025, ocorreu um acidente fatal em Bremen-Burglesum, no qual um trem de passageiros colidiu com um carro.

Am 28.08.2025 ereignete sich in Bremen-Burglesum ein fataler Unfall, bei dem ein Personenzug mit einem Auto kollidierte.
Em 28 de agosto de 2025, ocorreu um acidente fatal em Bremen-Burglesum, no qual um trem de passageiros colidiu com um carro.

Acidente fatal numa passagem de nível: Quão seguras são as rotas de Bremen?

Na manhã de terça-feira, 28 de agosto de 2025, ocorreu um trágico incidente no distrito de Burglesum, em Bremen. Um trem de passageiros colidiu com um carro, com o motorista de 19 anos morrendo no local do acidente. A força do impacto arrastou o carro por várias centenas de metros. Felizmente, cerca de 150 passageiros do trem saíram ilesos. Várias testemunhas foram imediatamente atendidas por equipes médicas de emergência enquanto a polícia investiga o acidente, cujo curso exato ainda não está claro. NDR relata esse processo e os desenvolvimentos atuais.

A passagem de nível onde ocorreu o acidente está equipada com barreira controlada pela demanda. Os responsáveis ​​estão agora verificando se a barreira estava aberta no momento do evento – uma questão crucial na investigação em curso. Como resultado, a linha ferroviária entre Bremen-Burg e Bremen-Oslebshausen ficou fechada por várias horas. No entanto, desde a quinta-feira seguinte, o tráfego ferroviário entre Bremen e Bremerhaven voltou a funcionar regularmente, incluindo os comboios expresso regionais nas linhas RE8 e RE9 de Hanover e Osnabrück. Um serviço de substituição ferroviária anteriormente estabelecido por ônibus foi descontinuado.

Risco de acidentes em cruzamentos ferroviários

O trágico incidente também levanta questões sobre os padrões de segurança nas passagens de nível. Um estudo realizado pela Pesquisa de Acidentes das Seguradoras (UDV) mostra que muitas vezes os acidentes não são causados ​​por defeitos técnicos, mas pelo comportamento dos motoristas. 84% dos motoristas ultrapassam o sinal vermelho em cruzamentos que não têm portões, mas são protegidos por luzes piscantes. Nos cruzamentos com meias barreiras, 42% dos utentes da estrada tentam contorná-los, o que aumenta significativamente o risco. Todos os anos, cerca de 50 pessoas morrem em cruzamentos ferroviários na Alemanha. A UDV recomenda, portanto, uma série de medidas para evitar acidentes, como ampliar barreiras completas e informar os motoristas sobre os perigos.

A análise do risco de acidentes em passagens de nível é um tema importante que também é abordado no relatório de investigação do Seguro Estatutário de Acidentes Alemão. Este discute várias medidas para melhorar a segurança. O relatório observa que é possível introduzir uma série de melhorias potenciais para reduzir a frequência de acidentes nas passagens de nível do sistema de transporte ferroviário. Isto mostra que as medidas estruturais podem influenciar significativamente o número de acidentes e que o erro humano é muitas vezes a principal razão para tais tragédias.

Tendo em conta estes factores, resta saber quais serão as conclusões da investigação do acidente de Bremen e que alterações poderão ser necessárias para evitar incidentes tão horríveis no futuro. Depende muito da responsabilidade dos condutores, mas também dos cuidados de segurança nas passagens de nível.

Quellen: