Salvo ou perdido? Começou o referendo para o hospital de Bremen!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Senado decide cortar 500 leitos no Saúde Norte; Começou referendo para preservar a Clínica LDW. Há grandes mudanças nos cuidados de saúde em Bremen.

Senat beschließt 500 Bettenabbau bei Gesundheit Nord; Volksbegehren für Erhalt des Klinikums LDW gestartet. In Bremen kommt es zu massiven Veränderungen in der Gesundheitsversorgung.
Senado decide cortar 500 leitos no Saúde Norte; Começou referendo para preservar a Clínica LDW. Há grandes mudanças nos cuidados de saúde em Bremen.

Salvo ou perdido? Começou o referendo para o hospital de Bremen!

Em Bremen, os cuidados de saúde estão actualmente a ser submetidos a um duro teste. Em setembro passado, o Senado de Bremen, sob o governo vermelho-verde-vermelho, decidiu cortar 500 leitos no Gesundheit Nord (GeNo). A Clínica Links der Weser (LDW) também será encerrada para conseguir uma poupança anual de cerca de 20 milhões de euros Relatório Weser relatado. Estas medidas já desencadearam uma enorme onda de indignação, uma vez que o LDW gerou mais de 100 milhões de euros para a GeNo e é o lar de um dos maiores centros cardíacos da república.

O LDW é essencial para cerca de 180 mil pessoas da região que dependem de cuidados básicos e emergenciais. Ao mesmo tempo, há escassez de clínicos gerais e especialistas, o que também sobrecarrega os serviços de emergência. Para mitigar os efeitos do encerramento, a cidade planeia construir um centro de cuidados comunitário com consultórios médicos no local da clínica. No entanto, estes investimentos exigem uma revisão abrangente da rede de esgotos existente na Clínica Bremen Mitte (KBM), o que poderá resultar em longos tempos de construção.

Referendo pela preservação da clínica

Para se posicionar contra essas medidas, foi iniciado um referendo. O presidente do conselho de empresa, Roman Fabian, iniciou a iniciativa para garantir a preservação do hospital. Cerca de 700 pessoas já assinaram nos primeiros dias e os formulários de assinatura ainda serão distribuídos aos consultórios médicos e outros multiplicadores. Para um referendo são necessárias 23.600 assinaturas, o que corresponde a cerca de 5 por cento da população elegível para votar em Bremen, informa. Correio Weser.

O referendo propõe um projeto de lei que visa alterar a Lei dos Hospitais de Bremen. O objetivo é estabelecer as quatro clínicas municipais (centro, leste, norte e esquerda do Weser), bem como a Clínica Reinkenheide em Bremerhaven. Os apoiantes do SPD no sul de Bremen também se manifestaram a favor da manutenção da clínica em Obervieland, embora o Senado já tenha decidido fechá-la.

Um olhar sobre a saúde

O caso da LDW lança grande luz sobre os desafios do sistema de saúde alemão. Saúde e doença não são apenas questões médicas, mas também sociais e políticas. A Alemanha, um estado federalista, enfrenta vários desafios: desde o desenvolvimento das despesas até à garantia da qualidade e ao acesso a instalações de cuidados. Os cuidados de saúde na Alemanha são organizados no âmbito de um sistema de seguro social de saúde, com quase 89% da população coberta por seguro de saúde legal. Agência Federal de Educação Cívica explicou.

A situação actual em Bremen reflecte a importância não só de garantir cuidados de saúde básicos, mas também de os expandir. Dadas as carências existentes no sistema de saúde, existe uma necessidade urgente de encontrar soluções para poder cuidar do crescente número de pacientes. O encerramento da LDW poderá ter consequências fatais se as contramedidas não forem tomadas a tempo.

Quellen: