Helsingborger Platz: Renovação adiada devido a projeto no centro da cidade!
Bremen-Nord está a planear a remodelação da Helsingborger Platz e de uma rede de aquecimento urbano amiga do clima para reduzir o CO2.

Helsingborger Platz: Renovação adiada devido a projeto no centro da cidade!
Em Bremen-Nord, Helsingborger Platz continua a ser o foco do desenvolvimento urbano. O plano original era concluir a remodelação da praça até ao outono de 2025. Mas os trabalhos estão atualmente paralisados porque as prioridades mudaram. Um projeto no centro da cidade de Bremen tem prioridade para garantir financiamento importante, como este Correio Weser relatado.
Aygün Kilincsoy, porta-voz do Senador para a Construção, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, confirma a pausa temporária e explica que os recursos humanos foram realocados para o projeto piloto amigo do clima no centro da cidade. O planejamento detalhado da Helsingborger Platz está em andamento, após o qual a obra será licitada. A construção está prevista para começar no próximo ano.
Mudanças planejadas no local
A reformulação da área de cerca de 500 metros quadrados inclui medidas fundamentais: além de desobstruir e substituir as pedras por um gramado verde, também serão plantadas sebes e criados novos assentos. Está sendo criado um caminho e planejados equipamentos lúdicos e um bebedouro. Para acalmar o trânsito, são instalados cabeços de amarração para reduzir o número de carros que passam. A rota do ônibus noturno também teve uma nova rota desde o inverno passado.
A iniciativa de regular a população de pombos na Helsingborger Platz também é interessante: Brebau está planejando montar um pombal supervisionado no sótão da casa na Helsingborger Platz 2.
Rede de aquecimento urbano amiga do clima em Bremen-Nord
Outro projecto pioneiro em Bremen-Nord diz respeito à construção de uma rede de aquecimento urbano amiga do clima. Em 26 de setembro de 2024, foi assinado um acordo de uso rodoviário entre a cidade de Bremen e a enercity Contracting Nord GmbH. Isto permite a utilização de vias de transporte público para a construção e operação da rede de aquecimento urbano. A Senadora do Meio Ambiente, Clima e Ciência, Kathrin Moosdorf, e o Dr. Manfred Schüle, diretor administrativo da enercity Contracting Nord GmbH, assinaram o contrato, que foi concluído após um processo de licitação em toda a Europa Assessoria de Imprensa do Senado relatado.
O objetivo deste projeto é aproveitar o calor residual da usina termelétrica de Blumenthal para reduzir os combustíveis fósseis e as emissões de CO2. Inicialmente, os maiores consumidores de calor, como edifícios públicos e áreas residenciais, deverão ser ligados à rede. As obras de construção da linha para a Clínica Bremen-Nord começarão em 2024, e a primeira entrega de calor a novos clientes de grande escala está prevista para o final de 2025 Cidade e fábrica complementado.
Com estes desenvolvimentos, Bremen-Nord mostra que não só está a ser lindamente redesenhado, como também estão a ser dados passos importantes em termos de protecção do clima. Uma direção positiva que beneficie todos os cidadãos.