Reunião em Borgfeld: Refugiados comemoram seis anos de cultura acolhedora!
Uwe Rosenberg reencontra 80 jovens de Borgfeld que chegaram como refugiados em 2015. Celebre a integração!

Reunião em Borgfeld: Refugiados comemoram seis anos de cultura acolhedora!
Um capítulo comovente na história do Bremen será concluído em breve com uma grande reunião em Borgfeld. Uwe Rosenberg localizou quase todos os 80 jovens que foram alojados num ginásio durante a crise dos refugiados em 2015. Esta celebração, prevista para outubro no centro de lazer da Cruz Vermelha, reunirá não só os antigos refugiados, mas também voluntários empenhados e o presidente da Câmara de Bremen. É um momento significativo que ilustra a solidariedade e o compromisso do povo de Bremen, como relata taz.de.
No outono de 2015, quando muitas pessoas fugiram da guerra e da perseguição, vários ginásios em Bremen foram usados como abrigos de emergência. Os 80 menores não acompanhados que chegaram a Borgfeld em 2 de outubro de 2015 incluíam jovens do Afeganistão, Síria e Iraque. Eles moraram no ginásio por 123 dias antes de serem transferidos para outro alojamento. Durante esse período, Rosenberg e seu colega Hermann Vinke trabalharam incansavelmente para ajudar os jovens nas aulas de alemão e no apoio nos procedimentos administrativos.
Integração como chave para o sucesso
A integração dos refugiados é de extrema importância para a coexistência na sociedade de acolhimento. Especialmente em Bremen, onde cerca de cinco milhões de pessoas foram activamente chamadas a apoiar os refugiados em 2015, é evidente que muitas delas encontraram uma posição segura nas suas novas vidas. Profissões como condutores de eléctrico, enfermeiros geriátricos e mecânicos de construção são apenas alguns exemplos de integração bem sucedida. Ajuda da ONU aos refugiados enfatiza que a integração precoce na vida diária aumenta significativamente as chances de integração.
A integração é um processo complexo que não inclui apenas aspectos jurídicos e económicos, mas também requer a adaptabilidade tanto dos refugiados como da sociedade de acolhimento. O objectivo é que os refugiados tenham direitos e oportunidades iguais, idealmente através da aquisição da cidadania.
Novos desafios e oportunidades em Borgfeld
O evento de outubro não será apenas uma retrospectiva dos últimos anos, mas também uma visão do futuro. Em agosto de 2025, terá início a construção de novos alojamentos em Borgfeld, que proporcionarão espaço para 35 famílias elegíveis para asilo. Apesar das contradições dos moradores que se manifestaram contra a construção, o prefeito enfatiza a necessidade de uma distribuição justa dos refugiados na cidade. A Mesa Redonda Borgfeld, uma iniciativa de cidadãos, planeia fornecer aos novos refugiados um apoio semelhante ao fornecido em 2015, como relata taz.de.
Mas nem tudo é isento de problemas. Um estudo actual da Fundação Bertelsmann mostra que o cepticismo em relação à imigração aumenta com o aumento da migração de refugiados. De acordo com inquéritos, as preocupações com o aumento dos custos sociais, a escassez de habitação e os problemas escolares estão a tornar-se cada vez mais evidentes. No entanto, a maioria da população continua optimista e vê a cultura do acolhimento firmemente ancorada nas comunidades.
Em Borgfeld e noutros locais, o trabalho integrativo continua a ser uma preocupação social que beneficia não só os recém-chegados, mas também as comunidades existentes. A cooperação de apoio mútuo é a chave para uma integração bem sucedida.