Choque de preços do eléctrico de Bremen: 87,7 milhões de euros por 1,3 km!
Os custos de construção da ligação de eléctrico de Hastedt a Vahr ascendem a 87,7 milhões de euros - informações e cronograma do projecto.

Choque de preços do eléctrico de Bremen: 87,7 milhões de euros por 1,3 km!
A infra-estrutura de Bremen sofreu um novo salto de preços. Os custos estimados para a ligação de eléctrico de 1,3 quilómetros de Hastedt a Vahr aumentaram em impressionantes 23,5 milhões de euros, para agora 87,7 milhões de euros. Como o Jornal distrital informou, um orçamento de 42 milhões de euros foi originalmente planejado quando os direitos de construção foram obtidos em 2021. No entanto, a situação piorou consideravelmente devido a um aumento geral dos preços no setor da construção e à falta de concorrência.
A decisão de aprovação do novo planejamento foi publicada em 1º de dezembro de 2020, após o primeiro procedimento em 23 de julho de 2015 ter sido paralisado devido a resistências e protestos. Quando os trabalhos de construção começaram em junho de 2025, o triângulo da via no cruzamento Bennigsenstrasse/Bei den Drei Pfählen também foi abordado.
Acalmia de trânsito e desvios
O entroncamento Bennigsenstrasse está completamente fechado, mas os bondes devem voltar a circular pelo menos a partir de segunda-feira, 18 de agosto. No entanto, o tráfego privado continua afetado, os desvios passam pela Stresemannstrasse, Malerstrasse e Hastedter Osterdeich.
As novas obras fazem parte do projeto “Linha 2 Conecta”, que visa criar uma conexão direta de bonde entre a cidade-jardim de Vahr, Hastedt e os subúrbios orientais. Será criada uma das linhas de bonde mais longas de Bremen, com um total de 20 quilômetros e 44 paradas. Esta conexão permite que os passageiros cheguem de Gröpelingen através do centro da cidade até Neue Vahr Süd sem ter que trocar de trem - mesmo para Tenever durante os horários de pico.
Um projeto abrangente
O início do projeto foi celebrado com uma cerimónia no dia 27 de maio de 2025, na presença de Özlem Ünsal, Senador da Construção, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, e outros representantes da Bremer Straßenbahn AG. Estão previstas diversas fases de construção, estando a primeira em fase de adjudicação e a segunda em fase de finalização. Toda a rota está prevista para ser concluída até 2028.
As obras não se limitam apenas ao bonde. A ponte Mayor Smidt também estará completamente fechada até ao final de fevereiro de 2025, enquanto as pontes Wilhelm Kaisen e St. Pauli serão renovadas a partir de agosto de 2025. Todas estas medidas fazem parte de um plano abrangente de desenvolvimento de transportes que oferece soluções orientadas para o futuro para a infraestrutura de transportes de Bremen. Espera-se que estes projetos possam poupar 2,1 milhões de quilómetros de automóveis anualmente e, assim, reduzir cerca de 900 toneladas de emissões de CO2.
Com estes desenvolvimentos, Bremen mostra que tem um bom talento para melhorar de forma sustentável a mobilidade na cidade - apesar dos desafios causados pelos aumentos de custos e pelos locais de construção em toda a cidade. O Construção de Brema confirma que a coordenação desta importante medida infra-estrutural por parte da cidade hanseática está agora em pleno andamento.
Por último, importa referir que os futuros projectos de construção, como o... Buten e interior comunicadas, deverão ser coordenadas tendo em conta os estaleiros de construção existentes, a fim de não sobrecarregar ainda mais o fluxo de tráfego em Bremen. Bremen tem um rumo claro para modernizar significativamente a cidade nos próximos anos e fortalecer a infraestrutura de transporte público.