Fazenda de insetos EntoSus” em Bremen: Um festival para gourmets no dia 30 de agosto!
No dia 30 de agosto, a fazenda de insetos “EntoSus” em Bremen-Hemelingen convida você para um dia aberto para descobrir os insetos como superalimento.

Fazenda de insetos EntoSus” em Bremen: Um festival para gourmets no dia 30 de agosto!
Um evento muito especial está programado em Bremen-Hemelingen no dia 30 de agosto de 2025. A fazenda de insetos “EntoSus” abre suas portas das 10h às 18h. e oferece aos visitantes interessados a oportunidade de vivenciar de perto o mundo da criação de insetos. Este evento não só pretende atrair gourmets curiosos da região, mas também quebrar reservas sobre os insetos como fonte de alimento. A “EntoSus” cria entre 15 e 20 milhões de grilos domésticos ao mesmo tempo, que são considerados um verdadeiro “superalimento” pelo diretor-gerente Florian Berendt.
A dieta do futuro é particularmente desafiadora: os insetos são considerados uma excelente fonte de proteína com muitas propriedades positivas - uma ideia que também é apoiada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG). A produção é eficiente em termos de recursos e oferece uma solução sustentável para a crescente procura de proteínas de alta qualidade. Nils Borchard, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da DLG, os insetos desempenham um papel essencial na economia circular e podem ser cada vez mais usados como ração animal.
Insights e degustação
Os visitantes da fazenda de insetos têm a oportunidade de conhecer os métodos de cultivo e criação de animais. Há também a oportunidade de provar as ofertas especiais de insetos para superar seus próprios preconceitos. “EntoSus” não estará sozinho; Estão também envolvidas outras start-ups com produtos regionais, como uma exploração de cogumelos e fornecedores de alternativas de peixe. A oferta de apoio é complementada por um trampolim para os pequenos visitantes e tentadoras barracas de comida de rua.
Uma análise da produção mostra que os grilos são colhidos após cerca de cinco semanas e resfriados em freezer para garantir a qualidade. Além disso, a indústria está a trabalhar numa vasta gama de espécies de insectos que são aprovadas como “proteína animal processada” na alimentação do gado. Em particular, as larvas da mosca soldado negro, que gozam de crescente popularidade na criação de insetos, podem gerar proteínas de alta qualidade a partir de compostos alimentados com resíduos e têm grande potencial.
O caminho para o futuro
No geral, a criação de insetos tem um futuro promissor. De acordo com Frank Hiller, CEO da Big Dutchman, as larvas poderiam não apenas substituir as da soja importada, mas também dar uma contribuição significativa para a redução da economia circular. Estão em curso esforços nacionais e internacionais para expandir ainda mais o sector - como a Enorm Biofactory na Dinamarca, a maior quinta de insectos do Norte da Europa, inaugurada em Novembro de 2023.
A combinação de consciência sanitária e ambiental poderá em breve significar que os insectos deixarão de ser apenas um produto de nicho para gourmets, mas sim uma fonte generalizada de alimento. No dia 30 de agosto, Bremen-Hemelingen mostrará como funciona na prática o conceito de criação de insetos e quais as possibilidades culinárias que estão por trás dele. Venha ver por si mesmo!
Mais informações podem ser encontradas em Jornal distrital, DLG ou Fraunhofer IME encontrar.