Falta de estacionamento em Bremen: FDP pede moratória imediata!
Bremen está a planear novos regulamentos de estacionamento e apoia a partilha de automóveis, enquanto o FDP faz perguntas críticas sobre a situação do trânsito.

Falta de estacionamento em Bremen: FDP pede moratória imediata!
A situação do estacionamento em Bremen é cada vez mais vista de forma crítica. O problema da escassez de vagas de estacionamento, principalmente em muitos pontos da cidade, está gerando discussões na esfera política. O grupo parlamentar do FDP pediu aos cidadãos números sobre a situação actual para esclarecer um problema urgente. Alto buten e dentro Os responsáveis da autoridade de transportes de Bremen afirmam que não existem dados precisos sobre o número de lugares de estacionamento nas ruas acessíveis ao público.
Ainda não está claro quantos lugares de estacionamento foram perdidos devido a renovações ou conversões em lugares de estacionamento para bicicletas e pontos de carregamento para carros elétricos. O líder do grupo parlamentar do FDP, Thore Schäck, critica os planos do Senado de regulamentar ainda mais os carros estacionados. Ele pede uma moratória de estacionamento para evitar a perda de vagas de estacionamento sem alternativas adequadas.
Uma olhada no compartilhamento de carros
Bremen tem promovido ativamente o compartilhamento de carros em espaços públicos desde 2003. Cerca de 30.000 pessoas em Bremen usam atualmente este serviço, o que aumenta o uso de veículos de compartilhamento de carros para atualmente 630 veículos em 160 estações. A tendência é aumentar e, de acordo com um estudo de 2018, um veículo de partilha de automóveis substitui até 16 carros particulares, mostrando o potencial para aliviar a situação de estacionamento. As autoridades de trânsito descobriram até que o número teórico de vagas de estacionamento nas estradas poderia aumentar se mais vagas fossem convertidas em vagas de compartilhamento de carros. Um exemplo disso é a conversão de cinco vagas de estacionamento em Osterdeich para carros compartilhados, dos quais um desses carros substitui matematicamente 14 carros particulares.
O sistema de compartilhamento de carros continuará a ser expandido em rede. O Senado está planejando os projetos “mobil.points” e “mobil.pünktchen” para expandir as ofertas existentes. Para o próximo ano, está prevista a participação dos cidadãos de toda a cidade sob a forma de um inquérito online para identificar locais adicionais de partilha de automóveis, como o website parken.bremen.de relatado.
Controle de tráfego inteligente com sistema de orientação de estacionamento
Uma ajuda adicional para aliviar a situação do estacionamento em Bremen é o moderno sistema de orientação de estacionamento. Este sistema, que gerencia mais de 5.500 vagas em 13 estacionamentos no centro da cidade, direciona o tráfego com os mais recentes sinais dinâmicos que fornecem indicações de vagas restantes. O objetivo é reduzir o tráfego de busca e, assim, minimizar também o impacto ambiental. Da periferia da cidade, o trânsito é direcionado por meio de sinalização programável de três linhas que fornecem informações importantes sobre eventos e disponibilidade de estacionamento, como ASV Bremen explicou.
Com um sistema de orientação de estacionamento que funcione bem e a promoção da partilha de automóveis, Bremen espera resolver a situação de escassez de lugares de estacionamento de uma forma orientada para o futuro. No entanto, resta saber como os cidadãos reagirão aos planos e se os políticos concordarão em não agravar ainda mais a situação do estacionamento.