Queda de energia em Treptow-Köpenick: Bombeiros resolvem situação de crise!
Queda de energia em Berlim-Treptow-Köpenick: incêndio criminoso paralisa dezenas de milhares de famílias, os reparos demoram até quinta-feira.

Queda de energia em Treptow-Köpenick: Bombeiros resolvem situação de crise!
Houve um grande corte de energia no distrito de Treptow-Köpenick, em Berlim, na noite de terça para quarta-feira, afetando cerca de 50.000 residências e clientes comerciais. Como relata n-tv.de, a noite foi “amplamente tranquila” para os bombeiros do ponto de vista dos serviços de emergência. Organizações humanitárias e bombeiros voluntários estavam disponíveis para garantir segurança e acessibilidade constante.
A queda de energia foi causada por um incêndio criminoso em dois postes de energia, nos quais foram usados aceleradores de incêndio. [rbb24.de]. Uma suposta carta de responsabilidade de uma plataforma radical de esquerda apontou o Parque Tecnológico Adlershof como um dos alvos.
Consequências da queda de energia
Na manhã de terça-feira, cerca de 20 mil clientes ainda estavam sem fornecimento de energia, o que durou mais tempo do que o grande corte de energia em Köpenick em 2019, que afetou 30 mil residências durante mais de 30 horas. O incidente actual é particularmente exigente para as infra-estruturas locais, uma vez que escolas, creches e um total de mais de dez instalações de cuidados também tiveram de ser evacuadas. De acordo com tagesschau.de, alguns dos números de emergência, como 110 e 112, por vezes não estavam disponíveis, o que tornou a situação ainda mais difícil.
O prefeito distrital Oliver Igel (SPD) relatou poucas emergências durante a noite e incentivou os cidadãos a usarem até 15 locais de emergência onde possam receber ajuda e fazer chamadas de emergência. As ofertas de apoio são fornecidas pelo escritório distrital, para que se possa contar com a ajuda local mesmo nesta situação difícil.
Reações e perspectivas
O prefeito Kai Wegner (CDU) e a senadora do Interior Iris Spranger (SPD) condenaram veementemente o ataque. Spranger enfatizou que nenhum hospital foi afetado, mas que a situação era dramática o suficiente para exigir a atenção da cidade e das forças de segurança. Os pontos de contacto mobilizados da polícia e dos bombeiros destinam-se a garantir o bom funcionamento da gestão de emergências. A Wista Management GmbH confirmou diferentes impactos nas empresas do parque tecnológico, onde a queda de energia também causou dificuldades adicionais.
Os trabalhos de reparação nas linhas de energia danificadas deverão durar até quinta-feira de manhã. Entretanto, a prestação de serviços importantes em Treptow-Köpenick continua a ser um desafio. Resta saber se e com que rapidez a situação se estabilizará. Os cidadãos são convidados a contactar os pontos de contacto móveis se necessário e, quando necessário, a carregar os seus telemóveis nos “faróis de protecção contra catástrofes” disponibilizados para continuarem acessíveis.