Crise habitacional em Bremen: 40.000 estudantes procuram desesperadamente por vagas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Estudantes e estagiários em Bremen procuram urgentemente habitação a preços acessíveis. Os preços dos aluguéis estão subindo, enquanto a demanda permanece alta.

Studierende und Azubis in Bremen suchen dringend nach bezahlbarem Wohnraum. Mietpreise steigen, während die Nachfrage hoch bleibt.
Estudantes e estagiários em Bremen procuram urgentemente habitação a preços acessíveis. Os preços dos aluguéis estão subindo, enquanto a demanda permanece alta.

Crise habitacional em Bremen: 40.000 estudantes procuram desesperadamente por vagas!

Em Bremen, há sinais de uma situação de vida tensa para estudantes e estagiários. Cerca de 40 mil estudantes e cerca de 13 mil estagiários vivem atualmente na cidade hanseática, onde a habitação a preços acessíveis se torna cada vez mais um bem escasso. Seis semanas antes do início do semestre, procurar alojamento é tudo menos um passeio no parque. Os passeios compartilhados em apartamentos são particularmente populares, embora geralmente não haja longas filas. Entretanto, os preços dos alugueres estão constantemente a subir – uma evolução que está a ser reforçada pela guerra na Ucrânia e pelos já elevados preços da energia. De acordo com butenunbinnen.de, o aluguel médio para acomodação em união estudantil é de 327 euros por mês. Se procura um quarto num apartamento partilhado, normalmente terá de esperar pagar entre 450 e 650 euros, enquanto um apartamento pequeno pode facilmente custar entre 900 e 1.200 euros.

As coisas estão particularmente difíceis para os beneficiários do BAföG, pois só têm de sobreviver com 380 euros de aluguer. Cada vez mais proprietários oferecem aos estudantes que procuram alojamento quartos mobilados em apartamentos partilhados, mas a tradição de apartamentos maiores, que antes eram frequentemente ocupados por vários estudantes, está a chegar ao fim. O Studierendenwerk Bremen tem atualmente cerca de 2.250 vagas disponíveis em Bremen e Bremerhaven, algumas das quais ainda podem ser ocupadas. Além disso, um novo edifício residencial está sendo construído em Horn para atender à crescente demanda por espaço habitacional. Para um apartamento após a inscrição, você deve esperar cerca de um ano.

Os desafios dos formandos

A situação dos estágios é igualmente tensa. O primeiro dormitório de estagiários será inaugurado em Bremen no dia 1º de outubro com 66 vagas e um aluguel de 350 euros. Apesar desta inovação, já existem listas de espera. A necessidade de tais dormitórios deve-se principalmente ao facto de muitas profissões de formação também atraírem candidatos internacionais. A atribuição baseia-se em aspectos socioeconómicos e existem quatro listas de espera. Este projeto piloto é supervisionado por uma GmbH sem fins lucrativos e administrado pela Azubiwerk Bremen.

A situação geral de vida é ainda mais complicada pelo facto de muitos estudantes e formandos gostariam de viver com pessoas mais velhas em troca de ajuda nas tarefas domésticas, mas na prática raramente o fazem. O mais importante aqui é superar a informalidade de dividir o banheiro ou a cozinha com alguém inicialmente estranho.

Uma visão geral das opções de moradia

Há uma grande variedade de espaços residenciais em oferta, mas pagar por eles torna-se um desafio para muitos. Um total de 2.139 vagas estão disponíveis em 11 complexos residenciais em Bremen e 106 vagas em Bremerhaven. As vagas nos dormitórios são financiadas pelo Estado e, portanto, representam a forma mais barata de habitação. Os dormitórios privados, por outro lado, custam até 700 euros por mês e muitas vezes só são adequados como soluções temporárias.

Embora existam relatórios úteis sobre a evolução actual dos preços dos alugueres, continua a ser indiscutível que os quartos que não são anunciados em portais residenciais estão frequentemente entre as ofertas mais baratas. A Pesquisa Social da União Estudantil Alemã forneceu informações interessantes, com custos de aluguer registados em 68 cidades em 2021 e que deverão aumentar 18% até ao final de 2025. Em cidades como Munique, uma renda de 720 euros para quartos partilhados já é realista, o que ilustra o problema mais claramente do que nunca.

Em resumo, para os estudantes em Bremen, a situação habitacional é desafiadora, mas existem opções e pontos de contato para encontrar o lugar certo para ficar. O horário de consulta aberta da União Estudantil ajudará a esclarecer dúvidas sobre a procura de alojamento - todas as segundas e quintas-feiras, a partir de 4 de setembro.

Quellen: