Deutschlandticket ameaça aumento de preços: é assim que o financiamento é garantido!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na conferência dos ministros dos transportes em Bremen, Özlem Ünsal apela a um financiamento fiável do bilhete para a Alemanha, cujo preço poderá subir.

Özlem Ünsal fordert bei der Verkehrsministerkonferenz in Bremen eine verlässliche Finanzierung des Deutschlandtickets, dessen Preis steigen könnte.
Na conferência dos ministros dos transportes em Bremen, Özlem Ünsal apela a um financiamento fiável do bilhete para a Alemanha, cujo preço poderá subir.

Deutschlandticket ameaça aumento de preços: é assim que o financiamento é garantido!

Em Bremen, a discussão sobre o Deutschlandticket e o seu financiamento está a todo vapor. Özlem Ünsal, ministro dos transportes de Bremen do SPD, fez campanha por um financiamento confiável do popular bilhete de trem na atual conferência dos ministros dos transportes. Desde a sua introdução em maio de 2023, o Deutschlandticket estabeleceu padrões para a mobilidade na Alemanha com um preço atual de 58 euros por mês. Mas a alegria poderá em breve ser obscurecida, uma vez que as primeiras notícias dos meios de comunicação indicam um possível aumento de preços de quatro a seis euros. Ünsal descreveu o bilhete como um “grande marco na transição conjunta do transporte” e enfatizou que não só deve permanecer acessível, mas também confiável.

Recorde-se: o preço subiu de 49 para 58 euros no início de 2025. O financiamento do bilhete continua a ser uma questão controversa. Os governos federal e estadual contribuem actualmente com 1,5 mil milhões de euros cada para compensar a perda de receitas das empresas de transporte. Mas, para cobrir os custos iminentes mais elevados, segundo os especialistas, seriam necessários entre 3,5 e 3,8 mil milhões de euros para compensar o défice de mais de 500 milhões de euros.

Aumento de preço à vista?

Se os planos dos países da União correrem de acordo com os seus planos, o preço do bilhete para a Alemanha poderá subir para 64 euros no próximo ano. Outros países defendem um aumento moderado para cerca de 62 euros. As coisas ficarão emocionantes na quinta-feira, quando os estados quiserem apresentar sua proposta de financiamento da passagem na conferência de Munique. Entretanto, ainda não está claro se o Ministro Federal dos Transportes, Patrick Schnieder, que não participará nas negociações, poderá dar um rumo positivo às negociações.

A Associação Social Alemã já se manifestou crítica aos aumentos de preços considerados e alerta para os possíveis efeitos negativos na transição da mobilidade. A Associação de Transportes do Reno-Ruhr, por outro lado, vê a necessidade de aumentos moderados de preços e sugere associá-los à taxa de inflação ou a um índice de custos. Esta discussão variada mostra mais uma vez quão importante é assegurar o financiamento do Deutschlandticket, porque um novo aumento de preços teria de ser cuidadosamente considerado para não dissuadir os utilizadores.

Um olhar para o futuro

No entanto, o acordo de coligação estipula que um aumento gradual do financiamento dos utilizadores só deverá ocorrer a partir de 2029. Todos os olhos estão actualmente voltados para as próximas negociações, a fim de chegar a um acordo que tenha em conta tanto o financiamento do Deutschlandticket como as preocupações dos utilizadores. Uma coisa é certa: o futuro da mobilidade na Alemanha depende em grande parte da gestão e do financiamento desta iniciativa.

Portanto, continua a ser emocionante ver como os desenvolvimentos em torno do Deutschlandticket continuarão. Resta saber se os aumentos planeados serão realmente implementados e como isso afetará a aceitação dos utilizadores.

Para mais informações sobre este tópico você pode ler os relatórios de buten e dentro, notícias diárias assim como Tempo on-line ler.

Quellen: