Expansão da fibra óptica em Bremen: incômodo com canteiros de obras e defeitos de qualidade!
Expansão da fibra óptica em Bremen: progressos e problemas para os residentes. Reclamações sobre canteiros de obras, questões de acessibilidade e qualidade.

Expansão da fibra óptica em Bremen: incômodo com canteiros de obras e defeitos de qualidade!
Desde a sua iniciativa, a expansão da fibra óptica em Bremen tem causado muita excitação e insatisfação entre os moradores. Embora o projeto tenha começado em junho de 2023 com uma meta ambiciosa de 400 quilómetros, os vários locais de construção revelaram-se um verdadeiro incómodo. Como Correio Weser Alegadamente, as reclamações sobre locais de construção, lajes de pavimento e transitabilidade geral são comuns nos distritos afectados. Muitos moradores sentem que a sua mobilidade diária é severamente restringida devido aos constantes desvios e às circunstâncias absurdas.
Em Blumenthal, em particular, ocorreu recentemente um incidente que esquentou os ânimos: no meio das obras, as obras foram realizadas sem as licenças necessárias. Isso levou a discussões acaloradas e ambigüidades entre a polícia e o Departamento de Estradas e Transportes. Oliver Fröhlich, chefe da administração distrital de Blumenthal, está agora a planear conversações com o fornecedor da rede afetado, a fim de responder às preocupações dos residentes. Mesmo que a empresa garanta que as superfícies serão restauradas após a obra, o cepticismo entre os cidadãos continua elevado.
Problemas em Horn e canteiros de obras duvidosos
Não é apenas em Blumenthal que os nervos estão à flor da pele. Os moradores de Bremen-Horn também tiveram que aceitar um revés: cabos foram instalados em Vorkampsweg no início de maio, mas a rua teve que ser reaberta pouco depois. O transtorno para os moradores é considerável, como descreve a moradora Ulrike Hartmann, por exemplo, que reclama de problemas de acesso ao seu imóvel. Na verdade, a autoridade económica de Bremen vê as numerosas obras de construção como uma abordagem inadequada por parte dos fornecedores, que Thorsten Schmitt, da Buten e interior apoiado, o que ajuda a cidade a evitar reaberturas desnecessárias.
A Lei das Telecomunicações permite que cada empresa licenciada estabeleça as suas próprias redes, o que leva a estas desagradáveis aberturas múltiplas. No entanto, os funcionários da cidade estão a trabalhar para garantir uma melhor coordenação entre os prestadores. O Conselheiro de Estado Kai Stührenberg destaca que o planejamento responsável das obras de expansão é crucial.
Progresso e metas da expansão da fibra óptica
Contudo, no contexto destes desafios, a questão do progresso de todo o projecto de fibra óptica permanece central. A expansão está prevista para ser concluída até 2030 e atualmente tem uma cobertura de cerca de 60 por cento, o que coloca Bremen em quarto lugar na comparação nacional. Este aspecto é levado em conta por Governo Federal que vê a expansão abrangente como um interesse público primordial. Uma lei de aceleração pretende acelerar ainda mais o processo, a fim de abrir áreas negligenciadas em tempo hábil.
A tendência mostra que mais de 35 por cento dos agregados familiares já poderiam estar cobertos por fibra óptica em meados de 2024, o que corresponde a um aumento de 1,8 milhões de agregados familiares por seis meses. Apesar destes números positivos, a insatisfação dos moradores continua a ser compreensível, uma vez que muitas das suas vidas quotidianas são fortemente restringidas pelos estaleiros de construção.
Neste contexto, torna-se claro que a coordenação entre os vários prestadores de serviços e a cidade necessita urgentemente de ser melhorada para não continuar a sobrecarregar os cidadãos. Onde está o grande progresso quando falamos da vida cotidiana? O tempo dirá se a expansão realmente progredirá tão bem quanto originalmente planejado. É agora importante que os cidadãos sejam pacientes e tenham esperança numa Internet rápida e sem problemas.
