Novo edifício da Escola Georg Droste: um marco para a educação de Bremen!
No dia 13 de outubro de 2025 foram assinados os contratos para o novo edifício da Escola Georg Droste e ReBUZ Ost em Bremen, previstos até 2028/29.

Novo edifício da Escola Georg Droste: um marco para a educação de Bremen!
Há boas notícias para a educação em Bremen: no dia 13 de outubro de 2025 foram assinados os contratos para o novo edifício da Escola Georg Droste e do Centro Regional de Aconselhamento e Apoio (ReBUZ) Leste. Esteve presente o Senador das Finanças Björn Fecker, que sublinhou a importância do projecto. A construção está a cargo da empresa August Reiners GmbH como empreiteiro total, enquanto a Immobilien Bremen é responsável pela gestão do projeto.
A Escola Georg Droste oferecerá espaço para alunos que necessitam de apoio educacional especial, principalmente para alunos com deficiência visual. “Prestamos atenção às necessidades individuais aqui”, disse um porta-voz do projeto. Estruturas claras, fortes contrastes e salas adequadamente equipadas são planejadas para criar um ambiente de aprendizagem ideal. Existem também salas de reunião, trabalho e reuniões para professores.
Aspectos verdes e apoio
O novo edifício na Bardowickstrasse não só tem uma área bruta de 7.800 metros quadrados, mas também um telhado verde e um sistema fotovoltaico. Estas medidas amigas do ambiente enfatizam a responsabilidade pela protecção do clima. Estão disponíveis cerca de 33,5 milhões de euros para todo o projeto de construção e a conclusão está prevista para o ano letivo 2028/29.
A Escola Georg Droste está estrategicamente localizada na cidade oriental de Bremen e é frequentada por estudantes de Bremen e da Baixa Saxônia. As aulas são organizadas por professores de educação especial treinados em pequenos grupos de aprendizagem, o que permite apoio individual.
Recursos para proteção climática
No âmbito do projeto, estão também a ser consideradas iniciativas que irão sensibilizar os alunos para a proteção do clima. Foram desenvolvidos recursos em colaboração com a Greenpeace para ajudar as escolas a avaliar a sua pegada ambiental. A calculadora gratuita de CO2 do Greenpeace oferece às escolas a oportunidade de identificar fontes de emissão e tomar medidas apropriadas. Materiais como os folhetos “A Nossa Escola para o Clima” e “Alterações Climáticas e Proteção Climática nas Escolas Primárias” fornecem ideias práticas para integrar a proteção climática nas aulas e na vida escolar quotidiana.
Além disso, as escolas podem participar na comunidade “Escolas para a Terra”, que promove o intercâmbio e o networking entre as partes interessadas da escola. Esta plataforma ajuda as escolas a implementar e otimizar práticas sustentáveis.
No geral, o novo edifício da Escola Georg Droste promete não só espaços educativos de última geração, mas também uma orientação para uma maior sustentabilidade e consciência ambiental na educação. Uma coisa é certa: Bremen leva a sério a proteção climática e investe no futuro dos seus estudantes.